Computadores

Como melhorar o desempenho do notebook

Seu o seu notebook anda muito lento, talvez isso não signifique que você precise comprar outro. O seu uso constante vai acumulando uma tonelada de arquivos e programas em excesso com o passar do tempo. Mas antes de pensar em comprar um novo, há algumas coisas que você pode tentar fazer para melhorar o desempenho do seu notebook.

Em alguns casos basta fazer alguns ajustes nas configurações do notebook para deixá-lo mais rápido. A troca de um hardware também pode deixar o seu notebook funcionando como novo outra vez. Abaixo, você encontrará 10 dicas para tentar acelerar o sistema do seu notebook.

1. Desinstale programas desnecessários do notebook

Desinstale programas desnecessários do notebook

Desinstale programas que você não usa ou não precisa mais. Programas e aplicativos não utilizados ocupam um valioso espaço de armazenamento no disco rígido do seu notebook. A remoção de programas desnecessários pode liberar espaço e melhorar o desempenho do notebook. Alguns programas são executados em segundo plano mesmo quando você não os está usando ativamente, consumindo recursos como CPU, RAM e duração da bateria, o que pode deixar seu notebook lento. A remoção de programas não utilizados pode melhorar o desempenho geral do seu notebook.

Além disso, alguns programas desnecessários podem ter vulnerabilidades de segurança, o que pode colocar seu notebook em risco de malware e outras ameaças de segurança. A remoção desses programas reduz a superfície de ataque do seu notebook e melhora sua segurança. Isso significa que ter menos programas instalados em seu notebook facilita a manutenção e a atualização do sistema.

Você terá menos programas para atualizar e será mais fácil identificar quaisquer problemas que possam surgir. Para manter seu sistema organizado, remova programas desnecessários para facilitar a localização de programas e arquivos necessários. No geral, remover programas desnecessários de seu notebook é uma boa prática que pode melhorar seu desempenho, segurança e organização.

2. Verificando se há vírus no sistema

Verificando se há vírus no sistema

Vírus ou malware podem deixar seu notebook lento. Sim, vírus ou malware podem deixar seu notebook lento de várias maneiras. Em primeiro lugar, vírus e malware podem consumir uma quantidade significativa de recursos do sistema, como CPU e RAM, o que pode diminuir o desempenho geral do seu notebook. Em segundo lugar, o malware pode ser executado em segundo plano no seu sistema sem o seu conhecimento, consumindo recursos do sistema e largura de banda da rede para realizar atividades maliciosas, como enviar e-mails de spam ou realizar ataques DDoS. Essas atividades podem fazer com que seu notebook fique lento e até mesmo fazer com que sua conexão com a Internet se torne lenta e não confiável.

Por fim, alguns vírus e malware podem modificar ou excluir arquivos importantes do sistema ou entradas de registro, o que pode causar instabilidade e travamentos do sistema, levando a um desempenho mais lento e menos confiável do notebook. É importante manter seu notebook protegido com software antivírus confiável e evitar baixar arquivos ou clicar em links de fontes desconhecidas ou suspeitas para minimizar o risco de infecção. Além disso, a manutenção regular do sistema, como a limpeza de arquivos temporários e a otimização das configurações do sistema, pode ajudar a manter o bom funcionamento do notebook. Portanto, certifique-se de executar verificações de vírus regulares para remover quaisquer ameaças.

3. Desabilite programas de inicialização desnecessários

Desabilite programas de inicialização desnecessários

Alguns programas são iniciados automaticamente quando você liga o notebook, o que pode retardar o processo de inicialização. Veja as instruções de como desativar um programa no Windows

Windows:

Para desabilitar os programas de inicialização em um notebook Windows, você pode seguir estas etapas:

  1. Pressione a tecla Windows + R para abrir a caixa de diálogo “Executar”.
  2. Em seguida, digite “msconfig” e pressione Enter.
  3. Na janela Configuração do sistema que se abre, selecione a guia “Inicialização”.
  4. Você verá uma lista de todos os programas que estão configurados para iniciar quando o computador inicializar. Para desativar um programa, basta desmarcar a caixa ao lado dele.
  5. Depois de desmarcar todos os programas que você não deseja iniciar automaticamente, clique em “Aplicar” e depois em “OK”.
  6. Você será solicitado a reiniciar o computador para aplicar as alterações. Clique em “Reiniciar” para fazer isso.

Após a reinicialização do computador, os programas que você desativou não serão mais iniciados automaticamente quando você inicializar o computador. Isso pode ajudar a acelerar o tempo de inicialização do seu computador e melhorar seu desempenho geral.

Linux:

Para desabilitar programas de inicialização em um notebook Linux, você pode seguir estas etapas:

  1. Abra o terminal pressionando Ctrl+Alt+T no teclado.
  2. Digite o comando “sudo systemctl list-unit-files” | grep ativado e pressione Enter. Isso exibirá uma lista de todos os serviços habilitados para iniciar no momento da inicialização.
  3. Identifique o serviço que deseja desabilitar e digite o comando “sudo systemctl disable name”. Service para desativá-lo. Substitua service-name pelo nome do serviço que você deseja desabilitar.
  4. Para verificar se o serviço foi desabilitado, você pode executar o comando “systemctl is-enabled service-name.service”. Se a saída estiver desabilitada, o serviço foi desabilitado com sucesso.
  5. Repita as etapas 3 a 4 para quaisquer outros serviços que deseja desativar.
  6. Depois de desativar todos os serviços desejados, reinicie o notebook para aplicar as alterações.

Nota: desativar determinados serviços pode ter consequências indesejadas, por isso é importante pesquisar os serviços que você está desativando para garantir que não está desativando nada importante.

MacBook:

Para desativar os programas de inicialização em um computador Mac ou MacBook, você pode seguir estas etapas:

  1. Clique no logotipo da Apple no canto superior esquerdo da tela.
  2. Selecione “Preferências do sistema” no menu suspenso.
  3. Clique em “Usuários e grupos” (ou “Usuários e contas” nas versões mais recentes do macOS).
  4. Selecione sua conta de usuário na lista à esquerda.
  5. Clique na guia “Itens de login”. Você verá uma lista de programas que iniciam automaticamente quando você faz login.
  6. Para desativar um programa, selecione-o e clique no botão “-” abaixo da lista. Repita isso para todos os programas que deseja desativar.
  7. Depois de remover todos os programas que deseja desativar, feche a janela “Usuários e grupos”.

A partir de agora, os programas que você desativou não serão iniciados automaticamente quando você fizer login no seu MacBook. Se você mudar de ideia mais tarde e quiser habilitar qualquer um dos programas, basta seguir os mesmos passos e clicar no botão “+” em vez do botão “-” para adicioná-los de volta à lista de inicialização.

4. Executando uma limpeza no disco rígido

Executando limpeza no disco rígido

Isso pode liberar espaço em seu disco rígido e tornar seu notebook mais rápido. Portanto, exclua arquivos temporários, downloads antigos e outros arquivos que você não precisa mais. Para executar uma limpeza de disco rígido em seu notebook, siga estas etapas:

Windows:

  1. Clique no menu Iniciar e digite “Limpeza de disco” na barra de pesquisa.
  2. Clique em “Limpeza de disco” nos resultados da pesquisa para abrir a ferramenta.
  3. Selecione a unidade que deseja limpar, geralmente a unidade C: e clique em “OK”.
  4. Aguarde até que a ferramenta verifique sua unidade em busca de arquivos desnecessários.
  5. Marque as caixas dos tipos de arquivos que deseja excluir, como arquivos temporários, itens da lixeira e arquivos de programa baixados.
  6. Clique em “Limpar arquivos do sistema” para excluir ainda mais arquivos.
  7. Marque as caixas de arquivos adicionais que você deseja excluir, como instalações antigas do Windows e arquivos de log de atualização do Windows.
  8. Clique em “OK” para iniciar o processo de limpeza.
  9. Aguarde até que a ferramenta exclua os arquivos selecionados. Isso pode levar alguns minutos.
  10. Quando a limpeza estiver concluída, a ferramenta Limpeza de disco será fechada.

Após a conclusão do processo, o disco rígido terá mais espaço de armazenamento e o notebook funcionará um pouco mais rápido.

Linux:

Executar uma limpeza no disco rígido de um notebook com Linux é uma boa prática para manter seu sistema funcionando sem problemas e com eficiência. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:

  1. Remova arquivos desnecessários: você pode usar o comando “sudo apt-get autoremove” para remover pacotes que não são mais necessários. Você também pode usar o comando “sudo apt-get clean” para remover arquivos de pacote em cache que não são mais necessários.
  2. Remover kernels antigos: Você pode usar o comando “dpkg -l | grep linux-image” para listar os kernels instalados em seu sistema. Você pode então usar o comando “sudo apt-get purge ” para remover kernels antigos que não são mais necessários.
  3. Esvaziar lixeira e arquivos temporários: você pode esvaziar a lixeira clicando com o botão direito nela e selecionando “Esvaziar lixeira”. Você também pode remover arquivos temporários usando o comando “sudo rm -rf /tmp/*”.
  4. Verifique o uso do disco: você pode usar o comando “df -h” para verificar o uso do disco em seu sistema. Você pode então identificar arquivos grandes e removê-los se eles não forem mais necessários.
  5. Remova arquivos de log antigos: você pode usar o comando “sudo find /var/log -type f -name ‘*.log’ -mtime +7 -exec rm {};” para remover arquivos de log com mais de 7 dias.
  6. Desinstalar software não utilizado: você pode usar o comando “sudo apt-get remove ” para desinstalar o software que não usa mais.
  7. Desfragmentar o disco rígido (opcional): a desfragmentação pode ajudar a melhorar o desempenho do disco rígido. Você pode usar o comando “e4defrag” para desfragmentar um sistema de arquivos ext4.

Nota: tenha cuidado ao usar a linha de comando e certifique-se de ter as permissões necessárias para executar essas ações. Além disso, certifique-se de ter backups de arquivos importantes antes de executar qualquer operação de limpeza em seu disco rígido.

MacBook:

Para executar uma limpeza de disco rígido em um Mac, siga estas etapas:

  1. Abra o Finder e clique no menu “Ir” na barra de menu superior.
  2. Mantenha pressionada a tecla “Opção” para revelar a opção “Biblioteca” e clique nela.
  3. Procure pastas com arquivos grandes que não são mais necessários, como backups antigos, aplicativos não utilizados e arquivos de mídia grandes. Exemplos dessas pastas incluem Downloads, Documentos, Música, Filmes e Imagens.
  4. Selecione os arquivos e pastas que você não precisa mais e exclua-os arrastando-os para a Lixeira.
  5. Esvazie a Lixeira clicando com o botão direito do mouse no ícone da Lixeira no dock e selecionando “Esvaziar Lixeira”.
  6. Remova todos os itens de login desnecessários acessando Preferências do sistema > Usuários e grupos > Itens de login e removendo todos os aplicativos que não precisam mais ser iniciados na inicialização.
  7. Desinstale todos os aplicativos que você não precisa mais arrastando-os para o Lixo.
  8. Use um software de limpeza de terceiros, como CCleaner ou CleanMyMac, para limpar todos os arquivos ou caches restantes.

Seguindo essas etapas, você poderá liberar uma quantidade significativa de espaço no disco rígido do seu Mac.

5. Desfragmentando o disco rígido

Desfragmentando o disco rígido

Com o tempo, os arquivos em seu disco rígido podem ficar fragmentados, o que pode deixar seu notebook lento. Desfragmentar o disco rígido pode ajudar a otimizá-lo.

Windows:

A desfragmentação é o processo de organização dos arquivos fragmentados em um disco rígido para melhorar o desempenho geral do sistema. No Windows, você pode desfragmentar seu disco rígido do seu notebook usando a ferramenta integrada Desfragmentador de disco. Veja como fazer:

  1. Pressione a tecla Windows + S para abrir a caixa de pesquisa, digite “Desfragmentar e otimizar unidades” e pressione Enter.
  2. Na janela ‘Desfragmentar e otimizar unidades’, selecione o disco rígido que deseja desfragmentar.
  3. Clique no botão “Analisar” para verificar o nível de fragmentação do seu disco rígido. Se o nível de fragmentação for alto (acima de 10%), vá para a etapa 4. Caso contrário, você pode pular para a etapa 6.
  4. Clique no botão “Otimizar” para iniciar o processo de desfragmentação. Isso pode levar algum tempo, dependendo do tamanho e nível de fragmentação do seu disco rígido.
  5. Quando o processo de desfragmentação estiver concluído, você pode clicar no botão “Fechar” para sair da janela Desfragmentar e otimizar unidades.
  6. Feito! Seu disco rígido agora deve ser desfragmentado e otimizado para melhor desempenho.

Nota: o Windows 10 desfragmenta automaticamente o disco rígido por padrão, portanto, talvez você não precise desfragmentar manualmente o disco rígido. No entanto, ainda é uma boa ideia verificar o nível de fragmentação de tempos em tempos e realizar uma desfragmentação manual, se necessário.

Linux:

Para desfragmentar um disco rígido no notebook Linux, você pode usar o comando “e4defrag”. Este comando é usado para desfragmentar o sistema de arquivos ext4, que é o sistema de arquivos mais usado no Linux:

  1. Abra uma janela de terminal.
  2. Digite o seguinte comando para verificar o tipo de sistema de arquivos do seu disco rígido: df -Th
  3. Isso exibirá o tipo de sistema de arquivos do seu disco rígido. Certifique-se de que é ext4.
  4. Se o tipo de sistema de arquivos for ext4, execute o seguinte comando: sudo e4defrag /dev/sda1
  5. Substitua “/dev/sda1” pela localização do seu disco rígido. Este comando irá desfragmentar o sistema de arquivos em seu disco rígido.
  6. Aguarde a conclusão do processo de desfragmentação. Isso pode levar algum tempo, dependendo do tamanho do seu disco rígido.
  7. Após a conclusão do processo, você pode verificar o nível de fragmentação do sistema de arquivos usando o seguinte comando: e4defrag /dev/sda1 -c
  8. Isso exibirá o nível de fragmentação do seu sistema de arquivos. Se o nível de fragmentação estiver baixo, seu disco rígido agora está desfragmentado.

Nota: é importante observar que os sistemas de arquivos do Linux não precisam ser desfragmentados com tanta frequência quanto os sistemas de arquivos do Windows, pois são projetados para minimizar a fragmentação.

MacBook:

Para desfragmentar um disco rígido em um Mac ou MacBook, você pode usar o aplicativo integrado Disk Utility. Aqui estão os passos:

  1. Abra o Utilitário de Disco. Você pode fazer isso procurando por “Utilitário de Disco” no Spotlight ou navegando até Aplicativos > Utilitários > Utilitário de Disco.
  2. Selecione o disco rígido que deseja desfragmentar na lista à esquerda da janela do Utilitário de Disco.
  3. Clique no botão “Primeiros Socorros” na parte superior da janela.
  4. Clique no botão “Executar” ao lado de “Primeiros Socorros” para iniciar o processo de verificação do disco. Este processo verificará se há erros em seu disco e os corrigirá, se necessário.
  5. Após a conclusão do processo de verificação, clique na guia “Partição” na parte superior da janela.
  6. Clique no botão “Partição” na parte inferior da janela.
  7. Você verá um gráfico de pizza do seu disco. Clique e arraste o divisor entre as partições para ajustar seu tamanho.
  8. Depois de ajustar os tamanhos das partições, clique no botão “Aplicar”.
  9. O Utilitário de Disco avisará que o particionamento apagará todos os dados do disco. Se tiver certeza de que deseja prosseguir, clique em “Particionar” para iniciar o processo.
  10. Assim que o processo de particionamento estiver concluído, seu disco rígido será desfragmentado.

Nota: se você tiver um SSD (unidade de estado sólido) em vez de um disco rígido tradicional, a desfragmentação não é recomendada, pois pode diminuir a vida útil da unidade.

6. Atualizando o hardware do notebook

Atualizando o hardware do notebook

Se seu notebook for antigo ou não tiver RAM suficiente, atualizar seu hardware pode ajudar a aumentar sua velocidade. Atualizar o hardware em um notebook pode melhorar seu desempenho, prolongar sua vida útil e torná-lo compatível com softwares e dispositivos mais recentes. Aqui estão as etapas gerais para atualizar o hardware do seu notebook:

  • Determine qual hardware você deseja atualizar: atualizações de hardware comuns para notebooks incluem RAM, disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD) e placa gráfica (GPU). O hardware que você escolher para atualizar dependerá de suas necessidades e orçamento específicos.
  • Verifique a compatibilidade do seu notebook: antes de comprar qualquer hardware, verifique o site do fabricante ou o manual do usuário para garantir que o hardware seja compatível com a marca e o modelo do seu notebook. Além disso, verifique se o novo hardware é compatível com sua versão do sistema operacional.
  • Prepare-se para a atualização: antes de iniciar a atualização, certifique-se de fazer backup de todos os dados importantes em seu notebook. Além disso, desligue o notebook, desconecte o cabo de alimentação e remova a bateria.
  • Instale o novo hardware: dependendo do hardware que você está instalando, o processo pode variar. Por exemplo, se você estiver atualizando a RAM, precisará localizar o slot de RAM e inserir cuidadosamente o novo stick de RAM. Se você estiver atualizando o disco rígido ou o SSD, precisará remover a unidade antiga e instalar a nova e, em seguida, reinstalar o sistema operacional e outros softwares.
  • Teste o novo hardware: depois de instalar o novo hardware, ligue o notebook novamente e teste para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Verifique se o BIOS reconhece o novo hardware e execute alguns benchmarks para garantir que o hardware esteja funcionando conforme o esperado.
  • Atualizar drivers e software: depois de atualizar o hardware do seu notebook, certifique-se de baixar e instalar todos os novos drivers e softwares necessários para dar suporte ao novo hardware.

Nota: a atualização de alguns componentes de hardware pode exigir um técnico profissional. Se você não se sentir à vontade para atualizar o hardware do seu notebook, procure ajuda de um profissional.

7. Usando um SSD (Unidade de Estado Sólido)

Usando um SSD (Unidade de Estado Sólido)

SSD (Solid State Drive) é um tipo de dispositivo de armazenamento que usa memória flash para armazenar dados. Em comparação com as unidades de disco rígido (HDDs) tradicionais, os SSDs têm velocidades de leitura e gravação mais rápidas, menor consumo de energia e são mais duráveis por não terem partes móveis. Atualizar o armazenamento do seu notebook de um HDD para um SSD pode melhorar significativamente seu desempenho. Aqui estão alguns passos que você pode seguir:

  • Faça backup de seus dados: antes de fazer qualquer alteração no armazenamento do seu notebook, é importante fazer backup de seus dados. Você pode usar um disco rígido externo, armazenamento em nuvem ou outro computador para criar um backup de seus arquivos importantes.
  • Determine o tipo de SSD compatível com seu notebook: Existem diferentes tipos de SSDs, como SATA, NVMe e M.2. Verifique as especificações do seu notebook para ver qual tipo de SSD ele suporta.
  • Compre um SSD: Depois de saber qual tipo de SSD seu notebook suporta, você pode comprar um. Os SSDs vêm em diferentes capacidades de armazenamento, então escolha um que atenda às suas necessidades.
  • Instale o SSD: A instalação de um SSD pode variar dependendo do modelo do seu notebook. Alguns notebooks têm um compartimento de armazenamento de fácil acesso, enquanto outros exigem que você remova a tampa inferior para acessar o armazenamento. Consulte o manual do usuário do seu notebook ou procure tutoriais online para orientá-lo no processo.
  • Clone sua unidade existente: depois de instalar o SSD, você pode clonar sua unidade existente para transferir seu sistema operacional, aplicativos e arquivos para a nova unidade. Você pode usar software como EaseUS Todo Backup ou Macrium Reflect para clonar sua unidade.
  • Defina o SSD como a unidade de inicialização: Após clonar sua unidade, você precisa definir o SSD como a unidade de inicialização. Isso garante que seu notebook inicialize a partir do SSD mais rápido em vez do HDD mais lento.

Seguindo estas etapas, você pode atualizar o armazenamento do seu notebook para um SSD e melhorar seu desempenho.

8. Ajustando as configurações de energia

Ajustando as configurações de energia

Ajustar as configurações de energia do seu notebook para “Alto desempenho” pode ajudar a aumentar sua velocidade.

Windows:

Para ajustar as configurações de energia no seu notebook Windows, siga estas etapas:

  1. Clique no menu Iniciar e selecione Configurações (ícone de engrenagem) ou pressione a tecla Windows + I.
  2. Na janela Configurações, clique em Sistema.
  3. Clique em Energia e suspensão no menu à esquerda.
  4. Aqui você pode ajustar as configurações de energia:
    • Escolha um plano de energia: você pode selecionar entre diferentes planos de energia, como Equilibrado, Economia de energia e Alto desempenho. Se você deseja criar um plano de energia personalizado, clique no link “Criar um plano de energia”.
    • Alterar quando o computador entra em suspensão: você pode ajustar as configurações de tempo para quando o computador entra em suspensão, tanto com bateria quanto quando conectado.
    • Alterar quando o visor é desligado: você também pode ajustar as configurações de tempo para quando o visor é desligado, tanto com bateria quanto quando conectado.
    • Configurações de energia adicionais: Clique em “Configurações de energia adicionais” para acessar opções de energia mais avançadas.
  5. Depois de fazer as alterações, clique no botão “Salvar alterações” para aplicá-las.

Nota: algumas opções podem variar dependendo da versão do Windows que você está usando, mas o processo geral deve ser semelhante em diferentes versões.

Linux:

No Linux, você pode ajustar as configurações de energia usando várias ferramentas de linha de comando ou interfaces gráficas de usuário (GUIs), dependendo de sua preferência e do ambiente de área de trabalho que estiver usando. Aqui estão alguns métodos para ajustar as configurações de energia no Linux:

  1. Ferramentas GUI de gerenciamento de energia: a maioria dos ambientes de desktop Linux, como GNOME, KDE e Xfce, possui ferramentas GUI de gerenciamento de energia integradas que permitem ajustar as configurações de energia. Você pode acessar essas ferramentas por meio das configurações do sistema ou do ícone de energia na bandeja do sistema. No GNOME, por exemplo, você pode ir para Configurações > Energia para ajustar as configurações de energia.
  2. TLP: TLP é uma ferramenta avançada de gerenciamento de energia para Linux que ajuda a otimizar a duração da bateria e reduzir o consumo de energia. É uma ferramenta de linha de comando que você pode instalar e configurar para atender às suas necessidades. Você pode instalar o TLP usando o gerenciador de pacotes de sua distribuição e configurá-lo usando o arquivo de configuração tlp localizado em /etc/tlp.conf.
  3. powertop: Powertop é uma ferramenta de linha de comando que ajuda a monitorar e otimizar o uso de energia em sistemas Linux. Ele fornece feedback em tempo real sobre o consumo de energia de vários processos e componentes de hardware e sugere maneiras de reduzir o uso de energia. Você pode instalar o powertop usando o gerenciador de pacotes de sua distribuição e executá-lo como superusuário usando o comando sudo.
  4. Notebook-mode-tools: notebook-mode-tools é uma coleção de scripts e arquivos de configuração que ajudam a otimizar o uso de energia em notebooks e outros dispositivos portáteis. Ele fornece vários recursos de economia de energia, como redução de rotação do disco rígido, dimensionamento da frequência da CPU e gerenciamento de energia Bluetooth e WiFi. Você pode instalar notebook-mode-tools usando o gerenciador de pacotes de sua distribuição e configurá-lo usando os arquivos de configuração localizados em /etc/notebook-mode.

No geral, ajustar as configurações de energia no Linux é relativamente fácil e direto, com várias ferramentas e métodos disponíveis para atender às suas necessidades.

MacBook:

Existem duas guias na janela Economia de energia: “Bateria” e “Adaptador de energia”. A guia “Bateria” permite que você ajuste as configurações para quando o seu MacBook estiver funcionando com energia da bateria, e a guia Adaptador de energia permite que você ajuste as configurações para quando o seu MacBook estiver conectado a uma fonte de alimentação. Em cada guia, você verá controles deslizantes para diferentes configurações, como “Desligar a tela depois” e “Colocar os discos rígidos em suspensão quando possível”.

Você pode ajustar esses controles deslizantes para alterar quanto tempo o seu MacBook espera antes de desligar a tela ou colocar o disco rígido em repouso. Você também pode marcar ou desmarcar caixas para ativar ou desativar recursos como “Ativar para acesso à rede” e “Power Nap”. Depois de ajustar as configurações ao seu gosto, clique no botão vermelho “Fechar” no canto superior esquerdo da janela para salvar suas alterações.

Para ajustar as configurações de energia do seu MacBook, siga estas etapas:

  1. Clique no logotipo da Apple no canto superior esquerdo da tela.
  2. Selecione “Preferências do sistema” no menu suspenso.
  3. Clique em “Economia de energia” na janela de Preferências do sistema.
  4. Ajuste as configurações ao seu gosto.

9. Fechando aplicativos e guias não utilizados

Fechando aplicativos e guias não utilizados

Fechar aplicativos e guias não utilizados em um notebook ou MacBook pode ajudar a melhorar o desempenho, mas a extensão da melhoria depende de vários fatores.

Quando um aplicativo ou guia está sendo executado em seu notebook, ele usa recursos do sistema, como memória, CPU e largura de banda de rede. Se você tiver muitos aplicativos ou guias em execução ao mesmo tempo, isso pode diminuir o desempenho do seu notebook. Fechar aplicativos e guias não utilizados pode liberar recursos do sistema, permitindo que seu notebook funcione de maneira mais suave e rápida.

No entanto, é importante observar que os sistemas operacionais e navegadores da Web modernos são projetados para gerenciar os recursos do sistema com eficiência. Por exemplo, se você tiver várias guias abertas em seu navegador da Web, mas apenas uma delas estiver sendo usada ativamente, o navegador poderá suspender as guias inativas para conservar os recursos do sistema.

Além disso, alguns aplicativos e guias podem usar mais recursos do sistema do que outros. Por exemplo, a reprodução de vídeo ou jogos online pode consumir muitos recursos e diminuir o desempenho do seu notebook mais do que outras tarefas. Nesses casos, fechar aplicativos e guias não utilizados pode ser especialmente útil.

Em conclusão, fechar aplicativos e guias não utilizados em seu notebook pode ajudar a melhorar o desempenho até certo ponto, mas a melhoria pode variar dependendo dos aplicativos e guias específicos que você abriu e dos recursos que eles consomem.

10. Mantendo o notebook limpo

Mantendo o notebook limpo

Poeira e detritos podem se acumular dentro do seu notebook, o que pode causar superaquecimento e lentidão. Limpe regularmente o teclado, as aberturas e os ventiladores para mantê-lo funcionando sem problemas. Veja algumas dicas abaixo para manter seu dispositivo limpo.

  • Use um pano de microfibra: evite usar toalhas de papel ou outros materiais abrasivos que possam arranhar a tela ou a superfície do notebook. Em vez disso, use um pano de microfibra para limpar suavemente a poeira e os detritos.
  • Evite comer e beber perto de seu notebook: migalhas, respingos e resíduos pegajosos podem danificar seu notebook e dificultar a limpeza.
  • Use ar comprimido: poeira e detritos podem se acumular no teclado do notebook e em outras áreas de difícil acesso. Use uma lata de ar comprimido para remover a poeira e manter seu notebook funcionando sem problemas.
  • Tenha cuidado com as soluções de limpeza: se precisar usar uma solução de limpeza, verifique se ela é segura para a tela e a superfície do notebook. Evite usar produtos químicos como alvejante ou amônia, que podem danificar seu notebook.
  • Mantenha seu notebook em um ambiente limpo: poeira, sujeira e outros detritos podem se acumular nas aberturas de ventilação e outras aberturas do notebook, causando o superaquecimento do notebook. Mantenha seu notebook em um ambiente limpo e sem poeira para ajudar a evitar esses problemas.

Seguindo essas dicas, você pode manter seu notebook limpo e funcionando corretamente por muitos anos. Mas se você tentou todas essas etapas e seu notebook ainda está lento, talvez seja hora de considerar a atualização para um modelo mais novo e mais rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Botão Voltar ao topo