Menu fechado
teclado

Teclas de atalho do Windows

Muitos usuários acabam perdendo muito tempo em suas tarefas por não saber usar os atalhos do teclado em um computador Windows. É um erro achar que uso do mouse é menos eficaz que usar os atalhos, porém o rato em algumas situações se torna mais viável que os atalhos.

Por exemplo, para minimizar todas as janelas abertas, teríamos que dar vários cliques com o mouse para obter este resultado. mas usando o atalho “tecla Win + D“, minimizaremos todas de uma só vez. Acho que se não fosse para facilitar, os atalhos não seriam criados, né verdade? Confira abaixo uma lista dos atalhos e combinação das teclas.

Os principais atalhos do Windows e suas funções

  • Ctrl + Z: Este será um dos seus atalhos mais usados, pois reverte a última ação feita; seja em qualquer programa! Quer você tenha apagado por engano algo importante no Word ou fechado uma janela do Chrome com as guias necessárias – basta desfazer com um toque!
  • Ctrl + W: Outro que funciona em quase todos os programas, este atalho permite fechar a janela atual. Ele não desligará o programa inteiro, então você não precisa se preocupar com arquivos perdidos. Por exemplo, se você nunca abriu documentos do Word de uma vez, só fechará o atual.
  • Ctrl + Shift + T: Se você pressionou Ctrl + W por engano na guia errada, esta é sua chance de reabrir essa guia imediatamente. Se você fechou várias guias de uma vez e precisa que elas sejam abertas novamente, continue pressionando a tecla T e todas elas reabrirão em segundos.
  • Ctrl + A: Para selecionar todos os arquivos em uma pasta ou destacar todo o texto em seu documento para formatação rápida, simplesmente pressione Ctrl + A em vez de perder tempo clicando e arrastando o cursor.
  • Ctrl + F: Para encontrar rapidamente qualquer número, palavra ou frase em qualquer programa use Ctrl + F ou se quiser localizar e substituir aquele numérico ou palavra por outro, use Ctrl + H.
  • Cortar > Ctrl + X, Copiar > Ctrl + C e Colar > Ctrl + V: são algumas das ferramentas mais úteis, especialmente no Microsoft Office.
  • Ctrl + P: Para uma impressão rápida do documento atual, pressione Ctrl + P para abrir a janela Imprimir. Não há necessidade de rolar para lançar painéis e procurar a opção de impressão em programas agora.
  • Ctrl + Alt + Delete: Você já ficou desamparado com seus programas enlouquecendo ou travando o computador? Bem, o gerenciador de tarefas é como você traz tudo de volta ao normal. Se o seu computador não estiver respondendo, basta pressionar essas teclas para abrir o gerenciador de tarefas, que permitirá o fechamento forçado de programas problemáticos.
  • Tecla Win + L: Se você concluiu seu trabalho ou simplesmente se afastou para uma pausa para o café, travar o computador garantirá que ninguém terá acesso a menos que saiba.

Atalhos de navegação

Mostrar ou ocultar área de trabalho – Win + D: Útil se você deseja minimizar todas as janelas abertas e retornar à tela inicial / área de trabalho. Se você tem uma área de trabalho cheia de arquivos e tudo o mais que se possa precisar, este atalho de teclado é perfeito para você!

Abrir Visualização de Tarefas – tecla Win + Tab: Isso abre um alternador de aplicativos do Windows atualizado para permitir que você veja miniaturas de todos os seus programas abertos para fácil acesso e controle.

Abrir menu Iniciar – Ctrl + Esc: Se o teclado não tiver a tecla Win, simplesmente use Ctrl + Esc para abrir o menu Iniciar sem complicações. Se desejar continuar navegando a partir do teclado também, use Shift + Tab.

Atalhos avançados

  • Abrir Configurações – tecla Win + I: Clique nesta combinação para abrir a caixa de diálogo Configurações, que permite configurar a maneira como o Windows funciona internamente. Você também pode experimentar o Win + A para abrir o painel do Action Center, que mostra todas as suas notificações.
  • Atualizar – F5: Para atualizar seu navegador para a versão mais recente da página da web, use esta tecla útil localizada na parte superior do teclado. Você pode até mesmo usá-lo no File Explorer.
  • Renomear – F2: Você não precisa mais clicar com o botão direito e descer na lista suspensa para renomear arquivos. Basta olhar para a fileira de teclas de função em seu teclado, pressionar a tecla F2 e ele abrirá automaticamente uma caixa de renomeação. Ele também pode ser usado no Microsoft Excel para editar o conteúdo da célula atual.
  • Captura de tela – tecla Win + PrntScn: Cansado de abrir o recorte tirado ou um novo programa para tirar screenshots? Bem, este é o atalho de teclado perfeito para você! Isso salva a captura de tela em um arquivo PNG depois de criar uma nova pasta Capturas de tela dentro da pasta de imagens padrão
  • Nova Área de Trabalho Virtual – tecla Win + Ctrl + D: Novo no mundo dos desktops virtuais? Bem, você terá uma surpresa deliciosa!Os desktops virtuais são telas secundárias onde você pode armazenar alguns de seus programas e aplicativos abertos, criando mais espaço de trabalho para você sem toda aquela confusão.
  • Alternar entre aplicativos – Alt + Tab: Um clássico, mas pouco conhecido, atalho do Windows é alternar aplicativos. Isso pode ajudar a tornar seu trabalho muito mais fácil se você executar vários aplicativos ao mesmo tempo.
  • Minimizar / Maximizar – Alt + Espaço + N / X: Para minimizar ou maximizar sua janela atual facilmente sem a necessidade de alcançar o mouse e navegar com o cursor pela tela.
  • Menu Oculto – tecla Win + X: Talvez o mais exclusivo seja o menu Quick Link, que você pode acessar por meio deste atalho de teclado. Ele permite que você acesse todas as áreas principais do sistema do seu computador e visualize ou configure os dispositivos conectados a ele, como suas impressoras. Você pode até abrir o comando PowerShell para acessar funções ainda mais avançadas do Windows.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *