Pular para o conteúdo

O que é Hard Reset ou Factory Reset?

Hard Reset, Factory Reset ou Formatação, é o procedimento que faz um determinado dispositivo eletrônico retornar ao seu estado original de fábrica. Ao realizar este processo no dispositivo, serão apagados quaisquer aplicativos instalados, dados ou configurações que antes se encontravam gravados no disco rígido.

Este procedimento é recomendado para corrigir erros no software que causam possíveis travamentos, erros de inicialização, entre outros. O Hard Reset pode ser feitos em vários dispositivos como: celulares, tablets, notebooks, PC, entre outros eletrônicos.

Para executar o processo de formatação em computadores e notebooks, é necessário o uso de um CD ou DVD contendo o sistema operacional para ser instalado no disco rígido do dispositivo. Já nos portáteis como; telefones e PDAs, não há a necessidade do uso de um software externo para sua formatação.

Quando devemos fazer um Hard Reset no dispositivo?

Quando devemos fazer um Hard Reset no dispositivo?

Existem vários fatores que podem levar a se fazer um hard reset. Abaixo podemos citar algumas desses:

  • Quando há a necessidade de reparo no software (se for problema físico no dispositivo, o procedimento de hard reset não surtirá efeito algum);
  • Pouco espaço na memória interna do dispositivo;
  • Quando não se consegue remover um vírus;
  • Quando se há a necessidade de apagar os dados pessoais para de vendê-lo ou descartá-lo;

O hard reset na visão dos usuários?

É o procedimento onde se apertam os botões do celular para apagar tudo. Porque ele pegou vírus, esqueci a minha senha, o meu celular não liga, tá travando ou travado e com pouca memória. Mais ou menos isso!

Hard reset em Smartphones e Tablets

Em dispositivos móveis, a aplicação do hard reset pode ser feito de duas maneiras diferentes.

Desligado: Feita com o aparelho desligado utilizando os botões funcionais que pressionados combinados com outros, se obtêm o acesso ao modo de recuperação (recovery mode). Neste modo, é exibido um menu com algumas opções particulares para serem selecionadas e assim aplicado o hard reset no aparelho.

Este método é muito usado por usuários que esqueceram a senha de bloqueio da tela e não conseguem ter acesso as configurações do aparelho ligado, além também de vários outros motivos.

Ligado: Acessando as configurações do aparelho e depois entrando nas opções de redefinição. Geralmente o caminho mais comum usado pelos fabricantes de celular é; Fazer backup e redefinir > Redefinição de dados de fábrica > Redefinir telefone > Apagar tudo.

Cuidados antes de realizar o Hard Reset

Em todos os procedimentos de Hard reset, Factory Reset ou Formatação de qualquer dispositivo eletrônico, requer que se tomem alguns cuidados antecipadamente. Falta dessas precauções podem além de causar danos ao dispositivo, resultar em perdas irreversíveis de dados. Como evitar danos e perdas de dados?

  • Faça um backup de segurança dos arquivos.
  • Antes de realizar o procedimento de hard reset, remova o chip telefônico e o cartão de memória.
  • Celulares, tablets, notebooks, entre outros similares, devem estar com a bateria com carga suficiente para realizar o procedimento com total segurança.

Botões do Hard Reset

Aqui nesta página mostraremos os botões do hard reset para cada modelo de dispositivo. Alguns podem variar devido ao fabricante, marca ou modelo.

Na maioria dos modelos dessa marca, os principais botões usados para o hard reset  em Smartphones e Tablets são o Volume +/-, Home e o Power. Já nos mais atuais como o Galaxy S8e S9, o botão “Home” foi descontinuado e a função que antes era dele, agora foi substituído pelo botão “Bixby”.

Botões de reset do Samsung Galaxy:

Como falamos acima, os Smartfones Samsung Galaxy S9 e S8 sofreram mudanças em seus botões. Veja abaixo quais você usará agora para acessar o menu do reset nesses modelos.

  • FunçõesVolume +: Seleciona uma opção e acessa o menu quando pressionado junto com o bixby e o power.
  • Volume + ou –: Seleciona uma opção.
  • Bixby: Usado somente para entrar no modo recovery com os botões ditos acima.
  • Power: Também usado para entrar no menu e confirma uma opção selecionada.
Botões de reset do Samsung Galaxy

Outros modelos Samsung Galaxy: Em outros modelos mais antigos e recentes, os botões são exatamente os mesmos.

Alguns detalhes só mudam no menu do recovery e a forma que são pressionados os botões. Essa formas são explicadas na página do hard reset de casa aparelho. Veja as principais funções.

  • Funções: Volume Mais + Home+ Power: Acessa o menu do recovery
  • Volume Menos + ou –: Seleciona uma opção
  • Power: Confirma uma opção

Botões de reset do LG:

As teclas ou botões dos dispositivos da marca de Smartphone, são diferenciados de outros modelos do mesmo fabricante. Alguns deles possuem somente botões na parte de trás como o LG K10 e outros com a combinação lateral/trás como no caso do LG G6. Mas na maior parte dos dispositivos mais populares, eles são encontrados em suas laterais.

O padrão dos botões para se fazer o hard reset nesses aparelhos, são simplesmente os de volume menos junto com o Power. Pressionados por um certo tempo, o usuário consegue ter acesso ao factory reset (recovery mode) e lá selecionando as opções certas, faz com que sistema retorne ao seu padrão original de fábrica. Veja os exemplos dos botões baixo.

  • Funções: Volume para baixo + Power: Acessa o recovery mode.
  • Volume para cima/baixo: Seleciona uma opção.
  • Power: Confirma uma opção.
Botões de reset do LG

Botões de reset do Asus:

Os celulares Asus podem ter seus botões funcionais, localizados tanto do lado direito como esquerdo. Para acessar o menu do recovery mode pode-se usar tanto o Volume para cima + Power como no Asus Live ou Volume para baixo + Power no Asus ZenFone 4 Selfie.

Botões de reset do Asus
  • Funções: Volume para baixo/cima + Power: Acessa o recovery mode.
  • Volume para cima/baixo: Seleciona uma opção.
  • Power: Confirma uma opção.

Sobre a bateria e o carregador

O bom funcionamento e também para se fazer o hard reset dependem do estado da sua bateria. Este acessório precisa estar em boas condições durante todas as etapas para chegar até final. Alguns aparelhos levam mais tempo para serem finalizados, outros já são bem mais rápidos.

Sobre a bateria e o carregador

Carga da bateria:

Isso vai depender da marca, modelo e quantidade de arquivos salvos na memória. Mas na maioria desses dispositivos, o recomendado é a carga da bateria esteja acima de 30% e por segurança mais de 50%, assim não correremos o risco de ter o aparelho desligado bem no meio do hard reset.

Baterias viciadas:

Se a bateria esta viciada e só pega pouca carga, a dica é fazer o hard reset com o celular conectado a seu carregador. Fique tranquilo que isso com certeza não irá causar dado algum no aparelho.

​Carregador:

Existem alguns modelos de smartphone que para iniciar o hard reset, precisam estar conectados ao seu carregador, como caso do Nokia 6. O acesso ao recovery mode somente é capaz com esse macete.

Chip telefônico e Cartão de memória

A remoção desses dois itens as vezes se tornam necessárias para evitar conflitos ou perdas de dados no decorrer do hard reset. Isso já foi até confirmado em alguns modelos celulares onde o procedimento só funcionava com o chip no aparelho ou não.

De fato não podemos vacilar com esses pequenos detalhes e correr o risco de refazer tudo outra vez ou até perder todos os dados salvos no cartão SD.

Backup e recuperação de arquivos

O backup é uma das maiores preocupações dos usuários que resolveram voltar seu celular para o padrão de fábrica.

Dependendo do tipo de procedimento escolhido, restauração com o aparelho ligado usando as configurações de Fazer backup e redefinir ou com o aparelho desligado optando pelo hard reset.

Backup e recuperação de arquivos

Na primeira opção o salvamento dos arquivos podem ser feito automaticamente se estiver conectado a conta do Google. No segundo caso pode ser feito usando aplicativos ou manualmente salvando em um PC.

Excluiu por acidente um ou mais arquivos?

Para tudo tem uma solução! Para quem cometeu a infelicidade de formatar o celular e perdeu todos os arquivos da memoria e do cartão SD, pode usar alguns aplicativos para fazer a recuperação.

Com eles você pode recuperar fotos, músicas, agendas, conta do Gmail entre outras. Mas não é poque existem este apps que você vai deixar de fazer um backup de segurança né? Não se arrisque!

Remover a conta do Google

Em quais casos removemos a nossa conta do Google do celular? Abaixo explico porque é as vezes se torna necessário fazer exclusão da sua conta do celular.

Importante! Não faça o hard reset no aparelho se você não sabe ou esqueceu a senha ou e-mail da conta. Tente recuperar antes disso!

Quando remover a conta?

Bom! Vou explicar, digamos que você queira vender seu aparelho velho por que adquiriu um novo, logicamente que o comprador irá querer fazer um hard reset para usar a conta dele.

Por isso é muito importante que remova a sua conta do Google antes de entregar o aparelho ao novo dono, senão ele ficará travado na tela onde é obrigado a adicionar o login (Gmail e senha) da conta que esta ativa no dispositivo.

Também removemos quando queremos usar uma conta diferente por qualquer outro motivo, isso dependerá de cada caso.

Recuperar a conta do Google ou Microsoft

Para recuperar os dados do login da conta que foi esquecida, será preciso lembrar de alguns detalhes, por exemplo, a última senha usada que o usuário se recorda, o número do celular, o e-mail, e outras informações que somente o dono irá saber responder.

Você pode tentar esta recuperação acessando um dos links de ajuda baixo:

Nos estaremos sempre acrescentando novas informações nesta página sobre qualquer mudança na utilização desses botões para a aplicação do hard reset.