Mudar senha wifi do roteador D-Link + todos modelos

722

Veja como mudar a senha do wi-fi do D-Link. Na maioria das vezes temos dificuldades para trocar a senha do wi-fi por algumas razões; jogamos fora a caixa do roteador juntamente com o manual de configuração, ou por comprar um produto usado. Em todos os casos a solução é bem simples de ser feita.

Os fabricantes por padrão colocam alguns número IPs  para acessar a página de configurações dos roteadores da marca D-Link. No caso de compra do roteador usado desta marca, pode ser que o último dono possa ter colocado um número de IP diferente e então será necessário fazer um reset geral no aparelho.

Se acaso acontecer isso veja abaixo como fazer o reset no roteador ou descobrir o número de IP através do MS-DOS. Esses números de IPs são usados para acessar as configurações dos roteadores. Basta digitá-los na barra de endereço do navegador para poder acessar.

Logo depois que entrar nesta página, será pedido um nome de usuário e a senha. Por padrão, o “Admin” sempre é o nome e senha para se efetuar o login. Mas como foi citado acima, pode ser que o ex-dono do roteador alterou este nome (caso o aparelho foi adquirido usado), para solucionar este problema, terá que ser feito um reset de fábrica no roteador.

Números de IPs utilizados nos roteadores D-Link

Os IPs mais utilizados são:

  • 192.168.1.1
  • 192.168.0.1
  • 192.168.11.1

No final do tutorial iremos colocar também como descobrir o número de IP de qualquer roteador utilizando o MS-DOS.

Mudando a senha do wifi no roteador D-Link

1. Abra seu navegador de internet e digite na barra de endereço o número do IP (utilize um dos números acima) e depois aperte “Enter“. Veja na imagem abaixo.

2. Na página do login digite no usuário “Admin” e na senha também coloque “Admin” e aperte “Enter” ou clique em “Login“.

Nota: Caso o login não funcione, tente sem a senha e digite somente o admin no campo do usuário.

3. Na tela de configuração do roteador, clique na aba “Wireless” e  preencha os campos com as informações necessárias;

  • Em “nome do SSID” coloque o nome da sua rede wifi (o nome da rede que aparece no celular).
  • No próximo campo em “Opções de segurança” selecione a opção “WPA-PSK/WPA2-PSK AES” que é a mais adequada para a segurança da rede wifi.
  • Em “Chave Pré-compartilhada” digite uma senha entre 8 e 64 dígitos (procure misturar letras com números ou até símbolos, mas anote em algum lugar para não esquecer).
  • Depois finalize esta etapa dando um clique em “Aplicar“.

4. Para finalizar clique na aba “Maintenance” ou “Manutenção” e depois em “Reinicialização” ou “Reboot” e aguarde o roteador reinicializar.

Pronto! Para quem não conseguiu acessar as configurações do roteador seja pelo número do IP ou senha e nome de usuário, pode seguir os passos abaixo.

Fazendo um reset no roteador D-Link

Saiba que se optar por fazer o reset no roteador, você vai precisar configurar a conexão da internet outra vez e a sua rede wi-fi. Para isso, siga os passos da etapa seguinte.

1 – Procure por um pequeno orifício no seu roteador com a descrição “RESET“, ele pode estar atrás entre as conexões dos cabos RJ ou na parte de baixo.

2 – Agora com clip de papel ou algo similar, introduza levemente até sentir um leve click e continue pressionando até que todas as luzes do roteador apaguem e acendam, e então pare de pressionar.

3 – Aguarde o equipamento sincronizar novamente e configure-o seguindo as instruções abaixo.

Configurando a conexão do roteador com a internet

1. Na página de configuração do roteador, clique na aba “Configuração” ou “Configurar” e depois em “Próximo“.

2. Em “Tipo de conexão WAN“, selecione a que você usa (vamos fazer com a conexão “PPPoE” que utilizada na maioria das redes domésticas).

3. Coloque o nome de usuário (do seu provedor de internet) e a senha e clique em “Próximo“.

4. Neste passo digite o nome sua rede no campo “SSID” e depois marque ou selecione a opção “WPA-PSK/WPA2-PSK AES” e digite no campo abaixo a senha da rede wifi e e depois clique em “Próximo“.

5. Finalize clicando em “Concluir” e aguarde o roteador reiniciar.

6. Faça o teste para se a internet esta funcionando normalmente.

Nota: Os novos roteadores após serem resetados, depois da  janela do login é possível fazer toda configuração a partir daí. É só colocar o nome de usuário e a senha do provedor de internet, como também, o nome no SSID da rede wifi e a senha e logo depois clicar em concluir.

Descobrindo o número do IP do roteador

1. Clique no botão Iniciar do Windows e digite na pesquisa “cmd” e aperte “Enter“.

2. Clique na primeira opção do resultado para acessar o Prompt de Comando.

3. No Prompt de Comando, digite “ipconfig” depois e aperte “Enter“.

4. Veja na imagem abaixo onde localizar o número de IP do seu roteador.

Depois que descobrir o número IP do seu roteador, é só seguir os passos acima e configurar sua rede wifi.