Como usar o celular como controle remoto (Wi-Fi ou Infravermelho)

Como usar o celular como controle remoto na TV? As pilhas do controle esgotaram ou você o perdeu? Então veja algumas dicas de como se prevenir desses contratempos.

Essas e outras situações são bem comuns no nosso dia a dia. Com a evolução das tecnologias voltadas para as smart TVs, não é surpresa o aumento do consumo de pilhas. Hoje as grandes plataformas de entretenimento como o Netflix, Amazon e Youtube, oferecem uma variedade de filmes, series e vídeos, de graça ou por um valor acessível para quase todas as pessoas.

Com isso, o controle remoto é bastante requisitado porque muitos usuários passam horas e horas na frente de suas TVs. Várias funções são usadas o tempo todo, mudar de canal, aumentar/diminuir o volume, pausar e dar play, essas são as mais comuns. Mas quando acaba a carga das pilhas e por algum motivo não há como e onde comprar? A solução seria ter um aplicativo instalado no seu celular para comandar essas essenciais funções na sua TV.

Alguns desses aplicativos além de conseguirem controlar uma smart TV, também são capazes de comandos as funções de Ar condicionados, aparelhos DVDs, Projetores, Box TV, Receptores e outros dispositivos que possuam a tecnologia IR.

Para que seu controle remoto não te deixe nunca mais na mão outra vez, selecionamos uma lista com os melhores aplicativos Android para você controlar a sua TV sempre que não puder usar o controle remoto. No entanto, alguns dispositivos precisam ter alguns requisitos para poder usar os recursos da Smart TV. Veja abaixo na próxima leitura.

Leia antes de prosseguir:

Para que seu telefone funcione corretamente com os aplicativos que serão citados abaixo, é necessário alguns critérios:

  • Celular Android 4.4 ou superior.
  • Ter o recurso Blaster IR embutido ou Infravermelho externo para controlar a TV.
  • Ou estar conectado na mesma rede que a sua Smart TV.

Estes são exemplos de alguns celulares que possuem IR embutido:

  • Samsung Galaxy S, Note 4
  • Xiaomi Mi e Redmi
  • LG G3/G4/G5
  • HTC One

Apps de Controle Remoto (Universal)

Estes aplicativos podem funcionar nas seguintes TVs, Samsung, LG, Sony, Hisense, TCL, Skyworth, Panasonic, Toshiba, Sharp, Philips, Vizio, Xiaomi e outras marcas. Lembramos que se acaso você não consiga controlar as funções da sua TV, por favor teste os outros. Ah! todos eles são gratuitos.

Remoto Inteligente – AnyMote

O aplicativo AnyMote tem uma avaliação de 4 estrelas na loja Play Store e possui muitos comentários elogiando ou falando do êxito ao usá-lo.

Desenvolvido principalmente para telefones android com IR embutido (Infravermelho), ele pode controlar além de TVs de diversas marcas, um Xbox, aparelho de DVD, VCR, Amplificadores, Ar Condicionados, Receptores de AV, câmeras DSLR e outros dispositivos.

Ele mais recomendado para dispositivos Samsung, HTC e Medion Lifetab que possuem tecnologia IR. Celulares e tablets precisam estar executando o Android 4.4 ou superior. Outro ponto positivo neste aplicativo, é que funciona na maioria dos aparelhos mesmo que estejam rodando ROMs personalizados.

No entanto, ele não é compatível para os celulares Huawei, Xiaomi ou Sony. Em celulares LG, ele só funcionará somente no LG G3. Em outras marcas e modelos de smartphones, ele deve funcionar perfeitamente.

Universal TV Remote

O Universal TV Remote é app um muito intuitivo, pois possui várias opções de escolha de interfaces para comandar a TV. Após a instalação, basta selecionar uma delas para começar usar.

Nota: Se o aplicativo não funcionar, faça o seguinte, vá nas configurações do app e procure pela função “Fix Buttons“. Se ela estiver desabilitada, ative-a ou vice e versa, em seguida teste novamente.

Aplicativos para controlar a Smart TV (pela marca)

Você instalou o app universal de controle remoto no seu celular e ele não funcionou? Não tem problema, abaixo tem uma lista para você escolher um aplicativo de acordo com marca da sua TV.

Este aplicativos foram desenvolvidos exclusivamente para controlar uma determinada marca de TV. Mesmo assim, ainda é necessário que o telefone esteja conectado em uma rede Wi-Fi, LAN ou pelo infravermelho se o seu aparelho possuir este este recurso.

Pedimos desculpas se a marca ou o modelo do seu aparelho não estiver nesta lista. Recomendados que você teste-os, mesmo não sendo desenvolvidos para a sua smart TV.

Smart TV Samsung

O aplicativo Remote for Samsung TV é capaz de controlar as principais funções de sua TV Samsung usando a conexão Wi-Fi ou LAN da sua rede. Ele compatível com Smarts TVs Tizen série K fabricadas a partir de 2016 e também para séries C, D, E, F, H e J fabricados entre 2010 e 2015.

Como usar?

  1. Baixe e instale o app no telefone, em seguida vá no “Menu” da sua TV, acesse “Configurações do Sistema” e habilite a função “Controle Remoto“.
  2. Confirme em “Permitir” para conectar o dispositivo (seu celular) quando for exibida a mensagem na tela da TV.
  3. Você pode visualizar todos dispositivos que foram permitidos indo em Menu / Ferramentas > Rede > Configurações / Configurações Avançadas > Gerenciador de dispositivos móveis.

Nota: Caso você não encontre essa configuração, infelizmente sua TV não suporta controle remoto pela rede. Verifique também se a TV o celular estão conectados na mesma rede.

Smart TV LG

Para usar um celular como controle remoto nas smart TVs LG, o ideal é usar o app Smart TV Remote for LG SmartTV. Com o smartphone e TV conectados na mesma rede, é possível controlar a maioria das funções e criar botões de atalhos para seus canais favoritos, como por exemplo, para o Netflix.

Este aplicativo tem compatibilidade com celulares que atualmente estão rodando o Android 4.1 ou superior.

Smart TV Philips

O TV Remote for Philips controla sua TV Philips conectado na rede Wi-Fi ou através do IR do celular. Depois de instalado você pode usar vários recursos disponíveis, espelhamento da tela do telefone (fotos, áudios, vídeos), controle por voz, vibração, timer Off/TV e muitos outros.

Rede Wi-Fi:

  1. Abra o app, confirme em “Permitir” quando a mensagem for exibida na TV.
  2. Após isso, todas as funções estarão liberadas para serem utilizadas pelo celular.
  3. O comando “Ligar TV” não funcionará neste modo, somente para desligar.

Modo IR (Infravermelho):

Se o seu celular possui este requisito, basta abrir o app e controlar as funções de sua smart TV Philips.

Smart TV Xiaomi

Controle dispositivos Xiaomi e Mi smart TV com o aplicativo Mi Remote controller. Além de ser compatível com TVs Samsung, LG, Sony, Panasonic, Sharp, Haier, Videocon, Micromax, Onida, você ainda poderá usar como controle remoto em dispositivos DVD, ar-condicionado, TV box, projetores, receptores A / V e câmeras e outros com tecnologia IR.

A maioria dos telefones com blasters IR, são capazes de controlar dispositivos Xiaomi a partir do aplicativo. Veja a lista abaixo:

  • Xiaomi Mi 4 / 4c Mi / Mi 5 / Mi 5S Plus / Mi 5C / Mi 5X / Mi 6, Redmi 4 / Redmi 4A / Redmi 4X, Redmi Note 2 / Redmi Note 3 / Redmi Note 4 / Redmi Note 4X / Redmi Note 5A
  • Samsung S4, S5, S6, S6, Edge, Note 3 e 4
  • Huawei Honor 3 e 6
  • HTC One Series

Como vimos neste post, à falta do controle remoto nunca mais vai impedir você de utilizar as funções da sua TV. Legal né? Então é só continuar curtindo a sua programação favorita sem sair do conforto do seu sofá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *