Menu fechado
Repetidor wi-fi, celular e app Mi Home

Como configurar repetidor Wifi Xiaomi

Neste tutorial iremos explicar como configurar o repetidor wi-fi Xiaomi Mi Wi-Fi Range Extender Pro e Mi Wi-Fi Repeater 2 para ampliar o sinal da rede sem fio de sua casa ou empresa. O processo de configuração do dispositivo é muito simples de fazer, basta seguir algumas etapas e em alguns tudo estará pronto.

O alcance do sinal do wi-fi no interior da sua residência, vai depender muito de da distância onde está instalado o roteador. Mesmo assim, existem alguns fatores que colaboram para obstruir o sinal, paredes e até eletroeletrônicos podem causar problemas. A solução é comprar um roteador mais potente (que consequentemente será mais caro) ou evitar ficar em espaços onde não existem conexão com o seu w-fi.

Uma forma barata de obter um aumento do sinal do wi-fi é, usar um repetidor para ampliar e jogá-lo alguns metros para frente. São facilmente encontrados em lojas de eletrônicos físicas ou virtuais. Os mais comuns são aqueles que usamos plugados na tomada. Mas também há aqueles parecidos com um pendrive, esses modelos podem conectados em um adaptador ou dispositivo que possua uma porta ou entrada USB. O nosso guia pode ser usado na configuração nesses dois modelos de repetidores fabricados pela Xiaomi. Leia primeiro as instruções e depois prossiga com os passos do tutorial.

O que será preciso?

  • Clipe de papel, agulha, alfinete ou um extrator de chip de celular (para resetar o repetidor).
  • Aplicativo para conexão do repetidor na sua rede wi-fi (link e QR code, abaixo no passo a passo).
  • Uma rede wi-fi pré-configurada.
  • Um smartphone (Android ou iOS) conectado na mesma rede.

Configurando e conectando o repetidor Xiaomi na rede Wi-Fi

1 – Primeiro certifique-se que a sua rede Wi-Fi esteja disponível e conectada com a internet. Em seguida, instale o app Mi Home no seu telefone. Você pode digitalizar o QR Code abaixo, acessar a loja da Play Store para dispositivos Android ou na App Store para iOS (iPhone, iPad, etc.).

Configurando e conectando o repetidor Xiaomi na rede Wi-Fi
QR Code Mi Home

2 – Dependendo do modelo de repetidor Wi-Fi Xiaomi que você adquiriu, plugue na tomada ou conecte numa entrada USB (adaptadores, carregadores, TV’s, notebook, etc). Para que o sinal ampliado fique bom, escolha o local mais adequado.

Configurando e conectando o repetidor Xiaomi na rede Wi-Fi

3 – Após ligar o repetidor pela primeira vez, note que a luz do indicador ficará piscando em amarelo, isso indica que ele ainda não está conectado na rede.

Configurando e conectando o repetidor Xiaomi na rede Wi-Fi

4 – Vamos agora resetar o repetidor. Mantenha pressionado o botão interno do RESET por 5 segundos até que a luz apague e depois volte a piscar em amarelo. Para isso, introduza um objeto fino no pequeno orifício localizado na parte traseira ou frontal, no caso se for um repetidor Xiaomi USB. Use por exemplo, um clipe de papel (desdobre-o até forma uma ponta reta), agulha, alfinete ou um extrator de chip.

Configurando e conectando o repetidor Xiaomi na rede Wi-Fi

5 – Feito o reset, abra no telefone o aplicativo Mi Home para que o repetidor seja automaticamente encontrado. A imagem do repetidor será exibida, toque em “Conectar” (Connect). Clique em “Avançar” (Next) selecione a rede wi-fi e digite a senha de segurança (a mesma que está configurada no roteador) para concluir.

Configurando e conectando o repetidor Xiaomi na rede Wi-Fi

6 – Se a configuração foi bem-sucedida, o LED do repetidos ficará estabilizado na cor azul.

Configurando e conectando o repetidor Xiaomi na rede Wi-Fi

Nota: Caso o repetidor não seja identificado, aplique o reset e repita os passos novamente. Caso você precise fazer uma conexão manual, siga as etapas abaixo.

Conectando o repetidor Xiaomi manualmente na rede Wi-Fi (Android e iOS)

Se a mensagem de alerta “Falha na conexão” apareceu e você não conseguiu concluir a instalação do repetidor, faça o seguinte:

Em dispositivos Android:

  1. Resete o repetidor, vá no aplicativo e toque no sinal “+” localizado no canto direito da tela.
  2. Em seguida na próxima tela, toque na opção “Adicionar manualmente” (Add Manually).
  3. Nesta seção, selecione a categoria “Segurança doméstica” (Household Security) ou digite o nome do dispositivo na caixa de pesquisa.
  4. Selecione o modelo do seu repetidor, toque na rede Wi-Fi que será utilizada para repetir o sinal e insira a senha.
  5. Clique em “Próximo” e aguarde a conclusão da configuração.
Conectando o repetidor Xiaomi manualmente na rede Wi-Fi (Android e iOS)

Em dispositivos iOS:

  1. Acesse as configurações de rede wi-fi do telefone.
  2. Na seção “redes disponíveis” e toque no nome “xiaomi-repeater“.
  3. Em seguida, retorne ao aplicativo MH para concluir a conexão.
Conectando o repetidor Xiaomi manualmente na rede Wi-Fi (Android e iOS)

Quando a luz do repetidor permanecer parada na cor azul repetidor, isso significa que ele já está retransmitindo o sinal do wi-fi do seu roteador.

informações importantes:

  • Se o dispositivo foi desligado por falta de energia ou desconectado, ele se conectará automaticamente na mesma rede sem fio que foi configurado, assim que restabelecer a força elétrica ou quando for plugado/conectado.
  • Se houver instabilidades no sinal do wi-fi enviado pelo repetidor, no app, vá em Configurações > Regiões e altere o país para “Singapura“.
  • O repetidor suporta até 24 conexões simultâneas.
  • O modelo Mi Wi-Fi Repeater 2, funciona em qualquer porta USB.

Deixe um comentário se a postagem foi útil para você. Dúvidas, reclamações e dicas também serão bem aceitas.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *