Dicas

Como usar o WhatsApp sem internet ou dados moveis?

O WhatsApp é uma aplicação que requer uma conexão ativa à Internet para funcionar, seja através de uma rede de dados móveis (como 3G, 4G ou 5G) ou uma conexão Wi-Fi. Não é possível usar o WhatsApp para enviar mensagens, fazer chamadas ou realizar qualquer outra função sem uma conexão ativa à Internet.

A razão para isso é que o WhatsApp depende de servidores online para enviar mensagens e mídias entre dispositivos. No entanto, você pode tentar algumas alternativas que permitem o uso do WhatsApp em situações em que a conectividade à Internet é limitada:

Configurando um servidor proxy para usar o WhatsApp

Configurando um servidor proxy para usar o WhatsApp.

Configurar um servidor proxy para usar o WhatsApp é um processo que envolve várias etapas e requer conhecimento técnico. É importante lembrar que o WhatsApp não é projetado para ser usado com proxies, e usar um proxy para acessar o WhatsApp pode violar os termos de serviço do WhatsApp. Além disso, o WhatsApp pode bloquear o acesso de proxies devido a preocupações de segurança.

No entanto, se você tem um motivo legítimo para configurar um proxy para o WhatsApp (por exemplo, para fins de testes ou em um ambiente de negócios), aqui estão os passos gerais para fazê-lo:

Nota importante: Certifique-se de ter permissão legal e seguir as políticas de uso do WhatsApp e as leis de privacidade e segurança de dados antes de prosseguir.

Passos:

  1. Escolha um servidor proxy: Você pode usar um servidor proxy existente ou configurar um novo. Existem várias opções de software de servidor proxy disponíveis, como Squid, NGINX, ou até mesmo soluções especializadas para proxy de aplicativos móveis.
  2. Instale e configure o servidor proxy: Siga as instruções de instalação e configuração do servidor proxy escolhido. Certifique-se de configurá-lo para ouvir as conexões na porta que você deseja usar para o WhatsApp.
  3. Defina as regras de proxy: Configure o servidor proxy para encaminhar o tráfego do WhatsApp para os servidores do WhatsApp. Isso pode envolver a configuração de regras de redirecionamento de tráfego ou outras configurações específicas do seu servidor proxy.
  4. Configuração no dispositivo: Nos dispositivos móveis que você deseja usar com o proxy do WhatsApp, você precisará configurar as configurações de proxy. Geralmente, você pode fazer isso nas configurações de rede ou Wi-Fi do dispositivo.
  5. Teste a configuração: Após configurar o servidor proxy e os dispositivos, teste a configuração para garantir que o WhatsApp esteja funcionando corretamente. Verifique se o tráfego está sendo encaminhado corretamente pelo servidor proxy.

Lembre-se de que, mesmo após a configuração bem-sucedida de um servidor proxy para o WhatsApp, você pode encontrar desafios de segurança, compatibilidade e estabilidade. Além disso, o WhatsApp pode bloquear ou restringir o acesso de proxies devido a preocupações com o uso inadequado.

Certifique-se de usar essa configuração com responsabilidade e em conformidade com as políticas de uso do WhatsApp e as leis aplicáveis.

Outras maneiras para usar o WhatsApp sem internet

Outras maneiras para usar o WhatsApp sem internet.

Se você estiver em uma área com acesso Wi-Fi gratuito, pode se conectar a uma rede Wi-Fi disponível para usar o WhatsApp.

Usando o WhatsApp em uma rede Wi-Fi:

  1. Certifique-se de que seu dispositivo móvel tenha a capacidade de se conectar a redes Wi-Fi.
  2. Vá para as configurações do seu dispositivo e ative o Wi-Fi.
  3. Procure e selecione a rede Wi-Fi disponível na lista de redes disponíveis.
  4. Insira a senha da rede Wi-Fi, se necessário, e conecte-se a ela.
  5. Depois de estar conectado à rede Wi-Fi, abra o aplicativo WhatsApp em seu dispositivo móvel.
  6. O WhatsApp agora funcionará através da conexão Wi-Fi.

Usando o WhatsApp Web:

Você pode usar o WhatsApp em um computador com acesso à Internet através do WhatsApp Web. Para fazer isso, seu telefone ainda deve estar conectado à Internet e ter uma conexão ativa com o WhatsApp. Você pode abrir o WhatsApp Web em um navegador da web e escanear o código QR exibido na tela do seu computador com o aplicativo WhatsApp no seu telefone para vinculá-los temporariamente.

  1. Abra um navegador da web no seu computador (por exemplo, Chrome, Firefox, Edge).
  2. No seu smartphone, abra o aplicativo WhatsApp.
  3. Toque no ícone de três pontos no canto superior direito (ou inferior direito, dependendo do dispositivo) para acessar o menu.
  4. Selecione “WhatsApp Web” ou “WhatsApp Web/Desktop”.
  5. Um código QR será exibido na tela do seu telefone.
  6. No navegador do seu computador, acesse o site do WhatsApp Web (web.whatsapp.com).
  7. Use a câmera do seu telefone para escanear o código QR exibido no navegador do seu computador.
  8. Uma vez escaneado com sucesso, seu WhatsApp no telefone será espelhado no navegador do computador e você poderá usá-lo a partir do computador enquanto o telefone estiver conectado à Internet.

Armazenando mensagens para leitura offline:

O WhatsApp pode armazenar mensagens recebidas quando você não está conectado à Internet e entregá-las assim que você se reconectar. Isso é útil quando você está em uma área com conectividade intermitente.

  1. Abra o aplicativo WhatsApp no seu dispositivo móvel.
  2. Role pela lista de conversas e selecione a conversa que deseja ler offline.
  3. As mensagens que você já baixou estarão disponíveis para leitura, mesmo que você esteja offline.
  4. Deslize a conversa para cima ou para baixo para ler as mensagens anteriores.

Redes sociais alternativas:

Em algumas situações, aplicativos de redes sociais alternativos que funcionam offline podem ser usados para se comunicar com outras pessoas em sua proximidade. No entanto, esses aplicativos podem não ter a mesma base de usuários que o WhatsApp e só funcionarão com pessoas que também os utilizam.


Lembre-se de que, em última análise, o WhatsApp foi projetado para ser usado com uma conexão à Internet ativa. Tentar usá-lo offline ou sem dados móveis limitará severamente suas funcionalidades. Certifique-se de ter uma conexão ativa à Internet sempre que possível para obter a melhor experiência com o WhatsApp.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *