Como rodar Age of Mythology no Windows 10 em 2021

Você acabou de instalar o Age of Mythology no seu PC Windows 10 e quando foi jogar deu aquela famosa tela preta? Aprenda em poucos cliques neste tutorial como fazer para rodar o jogo perfeitamente no seu computador ou notebook. Ensinaremos como baixar, instalar e usar um pequeno programa para alterar a resolução de vídeo do jogo sem precisar entrar nas configurações do Windows 10.

Porque isso acontece?

A nossa frustração começa após assistirmos as duas cinemáticas e imaginamos que fizemos tudo certo e que agora é só aproveitar. Mas logo depois a tela fica toda preta com o circulo rodando ou com a seta do mouse. Isso acontece, porque a placa ou driver de vídeo do Windows 10 não suporte a resolução nativa do Age of Mythology. Depois de pesquisar muito e assistir vários vídeos sem achar uma solução definitiva, encontramos um modo muito simples para rodar o Age of Mythology no Windows 10. O problema é que o jogo roda na resolução de 640 x 480, o que é muito baixa para os padrões atuais. De acordo com informações do fabricante, o game foi lançado em 30 de outubro no ano de 2002 pela Microsoft Games.

Nesta época, o Windows XP era o OS mais usado do momento e era possível rodar o AOM e outros jogos sem dificuldade alguma. O processo era muito fácil, após a instalação bastava somente abrir o jogo, aceitar a opção sugerida pelo próprio sistema do Windows para que a alteração da resolução do vídeo fosse feita automaticamente.

Já no Windows 10 e dependendo do monitor, placa de vídeo ou a versão do driver, as resoluções listadas são superiores ao do jogo. No meu PC por exemplo, a resolução começa a partir de 800 x 600 e vai até 1600 x 900 e nada mais além disso. Mas para aqueles que já fuçaram todas as configurações de vídeo do Windows, deve saber que indo em: Configurações de exibição > Configurações avançadas de tela > Exibir propriedades do adaptador de vídeo do Monitor > Adaptador > Listar Todos os Modos poderá encontrar dentre as opções listadas a resolução mais baixa (640 x 480 true color, 32 bits).

O problema que tudo fica enorme quando aplicamos esta resolução e fica impossível navegar pelas opções do PC. Se você deseja jogar o Age of Mythology em uma resolução maior sem perder a qualidade da navegabilidade do computador, siga as instruções abaixo.

Instalando corretamente o MSXML no PC

1 – Primeiro, instale o MSXML no seu PC. Você encontra o este instalador normalmente na pasta do jogo.

2 – Vá em, Este Computador > Disco local C: > Arquivos de Programas (x86) > Microsoft Games > Age of Mythology > msxmlenu. Ou abra com o botão direito do mouse sobre o ícone do jogo, selecione “Propriedades” e clique em “Abrir Local do Arquivo” e procure pelo instalador.

3 – Dê um duplo clique para executar o “msxmlenu“, vá clicando em “Next” em todas as janelas, aguarde as instalação terminar e clique em “Close” para concluir.

Como ativar o DirectPlay do Windows 10

O DirectPlay é um pequeno programa essencial para rodar jogos no Windows. Se você não tem certeza que este recurso está ativado no seu PC, siga as instruções abaixo.

1 – Acesse o “Painel de Controle“, clique em “Programas e Recursos” e depois no menu do lado esquerdo, clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows“.

2 – Na pequena janela que abrir, vá até a opção “Componentes Herdados“, marque a caixa, clique no sinal “+” ao lado, marque também a caixa “DirectPlay“.

3 – Clique em “Ok” para finalizar e aguarde a instalação terminar.

Baixando e executando o Gerenciador de Resolução para rodar o Age of Mythology no Windows 10

1 – Realizadas as etapas acima, baixe agora o “Gerenciador de Resolução“. Clique AQUI para fazer o download do programa e salvar no seu PC.

2 – Após baixar no seu computador Windows 10 e descompacte o arquivo zip em uma pasta de sua escolha. Execute o “AOM Gerenciador de resolução” dando um duplo clique. Em seguida, digite nos campos da minúscula janela que abrir, as resoluções “640” x “480”, como mostrado na imagem abaixo.

3 – Clique em “Apply” e depois em “Ok“. Não esqueça de fechar a janelinha clicando no “X“.

4 – Feito isso, execute o Age of Mythology com “Administrador“, aguarde passar as duas cinemáticas. Clique em “Campanha” “Iniciar Campanha” e “Iniciar” para começar a jogar. Note que a resolução é muito baixa e os gráficos são muito ruins, além de não ficar no “modo de tela cheia“.

5 – Para resolver isso, feche o jogo normalmente, volte a abrir o “AOM Gerenciador de resolução“, digite a resolução recomendada para o seu monitor e aplique novamente. No nosso caso, já apareceu automaticamente com a resolução 1600 x 900 que a máxima suportada. Se isso acontecer aí também, não altere nada, clique apenas em “Aplicar“. Repita as etapas também quando for jogar o Age of Mythology The Titans Expansion.

6 – Abra novamente o AOM e observe se os gráficos ficaram bons como ao da imagem de capa desta postagem ou semelhante com a de baixo.

Nota: A resolução nas configurações de vídeo do jogo continuarão em 640 x 480. Caso acesse esta tela, para sair clique em “Cancelar” em vez de “Ok“, senão você terá que reiniciar o jogo para que a resolução volte ao normal.

Isso aí galera! Se este procedimento resolveu seu problema ou ainda estiver com algum tipo de dúvida, deixe um comentário abaixo.

Marcações:

Deixe uma resposta