Pular para o conteúdo
Celular caiu na água: veja o que fazer depois do ocorrido

Celular caiu na água? Veja o que fazer depois do ocorrido

Se você deixou cair o seu celular acidentalmente dentro da água do mar, piscina, na bebida ou caiu dentro do vaso sanitário, saiba quais são os procedimentos devem ser tomados imediatamente. Se um destes acontecimentos ocorreu agora mesmo com você, continue lendo para descobrir o que deve ser feito e também o que não se deve fazer nestas situações.

Verificando qual é a certificação do celular

A maioria dos modelos são à prova de poeira e à prova d’água, a certificação IP68 é a mais alta. Dispositivos com esta classificação suportam até 30 minutos imersos na água em uma profundidade de até 1,5 m.

Porém, você deve verificar a certificação à prova d’água do seu celular. Essas informações podem ser encontradas na embalagem ou manual do aparelho. Mesmo que seu celular possua a certificação mais alta, recomendamos que siga os procedimentos abaixo:

O que “Não” fazer após remover o celular de dentro da água?

O que "Não" fazer após remover o celular de dentro da água?

Importante! Siga estas instruções caso você não possa levar seu celular imediatamente em uma assistência técnica especializada.

  1. Não ligue o celular: isso evitará possíveis curto-circuitos.
  2. Evite ficar pressionando os botões: isso pode provocar mais penetração da água no celular.
  3. Não sopre a água dos orifícios. essa ação vai empurrar a água para áreas mais profundas do celular.
  4. Não use secador ou qualquer dispositivo que emita calor: Além de danificar o celular devido ao calor excessivo, isso também vai soprar a água mais profundamente.
  5. Não agite o celular com o intuito de expelir a água de dentro: isso evitará que a água se espalhe dentro do celular.

O que “Fazer” após retirar o celular de dentro da água?

O que "Fazer" após retirar o celular de dentro da água?

Passo 1: removendo a umidade do celular

Água limpa: depois de desligar o celular, seque rapidamente a superfícies e as laterais com um pano limpo e seco. Remova a bateria (se ela for removível), cartão SIM e o cartão de memória. Em seguida, seque estes itens, inclusive, o espaço de armazenamento da bateria também com um pano limpo e seco. Na entrada do fone de ouvido e porta de carregamento, use um cotonete para remover a umidade. Por fim, siga as instruções de secagem.

Água do mar / piscina / bebida / privada: se o seu celular caiu dentro de uma bebida, no mar ou em uma piscina com a água clorada, é imprescindível remover a salinidade ou impurezas o mais rápido possível. A limpeza imediata irá evitar aceleração na corrosão da placa principal. Depois de ter desligado o seu celular, retire as peças removíveis (bateria, SIM card, cartão de memória, etc.), deixe de molho em água limpa por aproximadamente 3 minutos e depois enxágue. Depois, siga as instruções de secagem.

Passo 2: secagem do celular

Depois de remover a umidade e impurezas, deixe o celular secar em uma área bem ventilada ou à sombra com ar frio (de um ventilador). Não tente remover a umidade usando um secador de cabelo, o ar quente pode danificar o seu celular. Mesmo após o período de secagem, não ligue o dispositivo, leve-o mais rápido possível para uma assistência técnica especializada.

O CiaTutoriais utiliza cookies de navegação. View more
PROSSEGUIR