Dicas

Dicas e truques WhatsApp (Android e iOS)

Aqui neste artigo, iremos te ensinar as melhores dicas e truques do WhatsApp para você testar no seu telefone Android ou iOS. Aprenda como ocultar mídias da galeria, como enviar áudios longos com mais facilidade, enviar/exportar conversas, mídias de fotos, vídeos e áudios para um endereço de e-mail. O WhatsApp já existe há mais de uma década e convenceu mais de dois bilhões de pessoas a usar o aplicativo. Atualmente, é um dos aplicativos de mensagens entre plataformas mais usados ​​em todo o mundo.

A empresa conseguiu alcançar tal popularidade apenas introduzindo novos recursos quase todos os meses. Isso faz as pessoas ficarem com o WhatsApp em vez de baixar outros aplicativos carregados por recursos. À medida que as atualizações chegam, as pessoas geralmente não percebem algumas pequenas mudanças que realmente estarão disponíveis. Então, aqui estão algumas dicas e truques que podem tornar sua experiência de bate-papo no WhatsApp muito melhor.

Como compartilhar fotos de alta qualidade no WhatsApp?

Como compartilhar fotos de alta qualidade no WhatsApp?

O WhatsApp, como plataforma, emprega toneladas para compartilhar fotos. Para economizar muito espaço de armazenamento, o aplicativo compacta automaticamente as imagens quando as compartilhamos. 

Embora na maioria das vezes eles pareçam ótimos, há momentos em que você precisa compartilhar as imagens de melhor qualidade com amigos ou familiares. Em situações como essas, você pode usar um truque simples para enviar imagens de alta qualidade no WhatsApp. Vamos lá!

  1. Ao anexar as imagens, em vez de clicar na opção Galeria, toque na opção “Documentos“. 
  2. Aqui, toque em “Procurar outros documentos” e, em seguida, você poderá ver todas as fotos mais recentes em um só lugar. 

Basicamente, você enviará essas fotos como documentos forçando o WhatsApp a usar o tamanho completo em vez de compactá-lo. Fácil né?

Como liberar espaço de memória no WhatsApp?

Como liberar espaço de memória no WhatsApp?

Veja como excluir todas as mídias de uma vez dos grupos do WhatsApp ou bate-papos do seu aplicativo. Todos temos pelo menos um grupo em que os membros do grupo continuam enviando arquivos de mídia. Se o download automático estiver ativado, isso poderá consumir rapidamente o armazenamento do seu smartphone. 

A exclusão desses arquivos de mídia um por um também pode parecer um fardo. Felizmente, existe um truque simples do WhatsApp que pode ajudar você. O WhatsApp basicamente permite que os usuários excluam mídia ou mensagens de texto de um bate-papo específico diretamente. Para isso, siga as etapas abaixo:

  1. Na tela inicial do WhatsApp toque nos 3 pontinhos acima e selecione “Configurações“.
  2. Em seguida toque na opção “Uso de dados e armazenamento
  3. Agora toque também em “Uso de armazenamento“. 
  4. Após o carregamento dos bate-papos se seus contatos, veja ao lado de cada contato, quanto espaço de memória está sendo ocupado no seu telefone.
  5. Toque sobre o contato para excluir todos arquivos enviados e recebidos.
  6. Para confirmar a exclusão, toque em “Liberar Espaço“. Na tela seguinte marque os itens que deseja excluir e toque em “Apagar Itens“.

Como enviar áudios sem manter o botão do microfone pressionado?

A gravação de áudios de voz de longa duração no WhatsApp, pode ser um pouco incomoda devido ao fato do usuário ter que ficar mantendo pressionado o botão do microfone.

Agora se você ainda não sabe, é possível gravar um áudio de sua voz sem precisar ficar segurando o botão. O mais legal é que você pode cancelar se achar que não ficou legal ou caso tenha falado algo de errado.

Para usar este novo recurso basta fazer o seguinte:

  1. Pressione e segure por algum tempo o botão do microfone.
  2. Em seguida ainda pressionado, deslize para cima e solte.

Você verá a contagem do tempo e ao lado opção para “Cancelar” caso desista e queira gravar um outro áudio.

Como ocultar fotos e vídeos da galeria do WhatsApp?

Muitas vezes, entregamos nossos telefones a amigos ou familiares para conferir algumas fotos ou vídeos na galeria. No entanto, no processo de passar aqui e ali, eles podem encontrar algo que você não quer que eles vejam. 

Isso geralmente acontece quando muitos arquivos de mídia indesejados do WhatsApp chegam à sua galeria. Isso também atrapalha sua galeria com todas as mensagens de “bom dia” e outros arquivos de mídia. Para reparar isso, os usuários sempre podem ocultar a mídia do WhatsApp no ​​aplicativo da galeria. 

  1. Para fazer isso, toque sobre a foto do contato ou do grupo.
  2. Nesta tela, toque no icone com uma “Exclamação” para exibir todos os recursos. 
  3. Agora toque em “Visibilidade da mídia” marque a opção “Não” e confirme em “OK“.

Depois de concluído, os arquivos de mídia recebidos no chat ou grupo específico serão ocultados na galeria do seu telefone.

Como enviar conversas e mídias do WhatsApp para um e-mail?

Como enviar conversas e mídias do WhatsApp para um e-mail?

Ao mudar do Android para o iOS ou vice-versa, frequentemente perdemos nossos bate-papos no WhatsApp. Mas há momentos em que você deseja salvar pelo menos um bate-papo importante.

Para exportar uma ou mais conversas, junto com suas mídias, você pode usar este recurso para enviar para seu e-mail. 

Para fazer isso, siga estas etapas:

  1. Vá para as “Configurações” do seu WhatsApp clicando nos 3 pontinhos.
  2. Depois toque em “Conversas” e em seguida em “Histórico de conversas“.
  3. Agora toque em “Exportar conversas“, clique sobre o contato que deseja fazer a exportação.
  4. Em seguida, toque em “Incluir arquivos de mídia” ou “Sem mídia“.
  5. Na página seguinte, clique no ícone do “Gmail“, adicione o e-mail do destinatário e depois é só enviar.

Agora você pode exportar/enviar suas conversas para o seu e-mail ou de outros contatos, assim como desejar.

Como citar uma mensagem em sua resposta?

Para citar alguém, mantenha pressionada uma mensagem e toque no ícone de seta ao lado do ícone de estrela para anexá-lo ao campo de texto para citação (como visto acima). Como alternativa, você pode deslizar para a direita na mensagem desejada e ela aparecerá na parte superior do campo de texto, pronta para você citar.

Como parar o download automático na configuração dos dados móveis?

Um dos nossos truques favoritos do WhatsApp pode ajudá-lo a economizar dados móveis preciosos. Existem algumas maneiras de salvar dados no WhatsApp enquanto ainda recebe notificações e mensagens. Primeiro, desative a capacidade do aplicativo de baixar mídia em dados móveis. Isso é feito em Configurações > Armazenamento e dados e, em seguida, rolando até o campo Download automático de mídia.

Nesta seção, você pode escolher o que será baixado quando estiver em dados móveis, Wi-Fi ou roaming. Por exemplo, você pode configurá-lo para que apenas arquivos de áudio e notas de voz sejam enviados por dados móveis. Os vídeos, em particular, são grandes consumidores de dados, por isso recomendamos deixar isso desmarcado para dados móveis, a menos que você tenha um limite considerável.

Como ativar a verificação em duas etapas?

Por padrão, o WhatsApp pede seu número e um PIN de uso único ao trocar de dispositivo. No entanto, habilitar a verificação em duas etapas significa que os tipos desonestos não podem acessar sua conta em um novo telefone, mesmo que tenham seu cartão SIM. Para habilitar isso, você deve visitar Configurações> Conta> Verificação em duas etapas.

A partir daqui, você será solicitado a criar um PIN de seis dígitos sempre que adicionar o WhatsApp a um novo telefone. Você também adicionará seu endereço de e-mail se esquecer seu PIN. Um descuido bastante grande é que você não precisa inserir um PIN ao desativar a verificação em duas etapas do dispositivo original. Ele solicita periodicamente esse PIN em geral, mas significa que alguém pode roubar seu telefone e desativar facilmente a verificação em duas etapas.

Como adicionar um contato na tela inicial?

O WhatsApp também permite adicionar contatos à sua tela inicial – ideal para pessoas importantes e outras pessoas frequentemente contatadas. Para adicionar um bate-papo à tela inicial do seu telefone, abra o contato ou grupo em questão e toque no menu de três pontos no canto superior direito. A partir daqui, visite Mais > Adicionar atalho. Em seguida, basta tocar em Adicionar automaticamente ou segurar o ícone para colocá-lo na tela inicial. Isso também pode ser feito acessando a tela de bate-papos, mantendo pressionado o contato.

Se preferir evitar seus contatos, você pode desativar os recibos de leitura (assim os tiques azuis) acessando Configurações> Conta> Privacidade e desmarcando a caixa Ler recibos. Lembre-se de que isso funciona nos dois sentidos, portanto, seus contatos não verão quando você ler as mensagens deles e você não poderá ver quando eles lerem suas mensagens.

Como saber quem leu sua mensagem no grupo?

Um dos truques mais bacanas do WhatsApp é a capacidade de ver quem lê o texto do seu grupo. Tudo o que você precisa fazer é segurar sua mensagem para destacá-la, tocar no menu de três pontos e depois em Informações. A partir daqui, você verá quem viu e quem não viu a piada do seu pai, bem como quando foi entregue no dispositivo. Vale a pena notar que alguém pode não aparecer na lista se tiver desativado os recibos de leitura conforme acima ou se tiver bloqueado você.