A Microsoft disponibilizou gratuitamente a atualização do Windows 11 para seus usuários baixassem através do Windows Update. Agora, todos que usam o Windows 10 já podem atualizar para o novo sistema operacional, desde que possuam um computador compatível.
A versão nova do SO da Microsoft trás diversas mudanças. O menu iniciar agora conta com um novo design. Essa nova versão atualizado, é a simplificação do que já existia no Windows 10. Janelas com cantos arredondados, são visíveis nos menus de contexto, aplicativos, Explorador de Arquivos, entre outros. Além da grande melhoria do visual, o Windows 11 veio para melhorar ainda mais a experiência do usuário.
Se você atualizou o Windows 10 para Windows 11, testou por algum tempo e acabou não gostando por algum motivo, pode voltar para o sistema operacional anterior facilmente. Confira abaixo como voltar para o Windows 10 em seis passos.
Retornar para o Windows 10 usando o recurso de recuperação
Para voltar para a uma versão anterior do Windows, execute o seguinte procedimento:
1. Clique no menu “Iniciar” do Windows 11 e depois clique em “Configurações”.
2. Na tela de configurações, clique em “Sistema” localizado no menu lateral esquerdo. Em seguida, clique na opção “Recuperação”.
3. Na tela de recuperação, clique na opção “Retornar” com a frase abaixo, “Se esta versão não estiver funcionando, tente voltar para o Windows 10”.
Nota: se opção “Retornar” não estiver habilitada, siga as etapas do próximo procedimento”
4. Na janela pop-up que abrir, marque qual foi o motivo para está desfazendo a atualização, pode ser “Windows 10 parecia mais rápido” e clique em “Avançar”.
5. Na janela onde pede para verificar se existe alguma atualização, clique em “Não, obrigado”.
6. Nas duas próximas janelas, clique em “Avançar”. Em seguida, clique na opção “Voltar para o Windows 10”.
Para concluir todo o processo de recuperação do Windows 10, basta ir seguindo as instruções na tela.
Retornar para o Windows 10 usando a ferramenta de atualização
Atualmente, quando o SO do computador é atualizado através do Windows Update, a versão anterior do SO ficará guardada no disco rígido por até 10 dias. Assim, o usuário poderá reverter para a versão anterior, caso aconteça algum problema ou simplesmente não goste. Caso a opção “retornar” se encontra desabilitada no Windows 11, você pode optar por baixar a ferramenta de recuperação e, assim, fazer a instalação do Windows 10.
1. Primeiro, faça o download do Windows 10 acessando esta página do site da Microsoft. Após ser redirecionado para a página, clique em “Baixar a ferramenta agora”.
2. Depois de ter baixado o arquivo da ferramenta no seu computador, abra-o e aceite os termos de licença e uso do software clicando em “Aceitar”.
3. Na tela seguinte, marque a opção “Atualizar este computador agora” e clique em “Avançar”.
4. O Windows 10 começará a ser baixado no seu PC. Esse processo é um pouco demorado, contudo, o tempo do download vai depender da velocidade de sua internet.
Durante o processo de instalação, o seu computador irá reiniciar várias vezes. Não desligue o seu dispositivo durante esta operação. Quando estiver tudo pronto, selecione o idioma e vá seguindo as instruções até concluir toda a configuração do Windows 10.