Pular para o conteúdo
Como instalar o Windows 11 pelo Pendrive

Como instalar o Windows 11 pelo Pendrive

Saiba como criar um pendrive bootável para instalar o Windows 11 no seu PC ou notebook. Baixe a imagem ISO oficial do Windows 11 e siga as instruções dos passos para realizar facilmente a instalação. Antes de iniciar, leia abaixo o que será necessário os itens e requisitos mínimos necessários para fazer a instalação.

  • Um Pendrive com pelo menos 8 GB de espaço livre de armazenamento. Verifique se não há arquivos importantes nele, o dispositivo será formatado durante o processo de instalação.
  • Conexão estável com a Internet para baixar o arquivo ISO (link abaixo).

Requisitos mínimos para a instalação do Windows 11

O PC/notebook de destino no qual você planeja instalar o Windows 11 precisa atender a determinados requisitos para executar o sistema operacional corretamente. Abaixo, estão as especificações mínimas do sistema para rodar o Windows 11:

  • Processador: 1 GHz ou mais rápido com pelo menos 2 núcleos em um processador de 64 bits ou sistema em um chip
  • RAM: 4GB
  • Espaço de armazenamento: 64 GB (pode ser necessário mais para baixar atualizações)
  • Placa gráfica: DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0
  • Tela: Alta definição (720p) com pelo menos 9″ na diagonal
  • Firmware do sistema: UEFI, compatível com inicialização segura
  • TPM: TPM 2.0

Nota: Se o seu dispositivo não atender aos requisitos mínimos, você ainda poderá instalar o Windows 11. No entanto, a Microsoft não recomenda, devido a diversos fatores, como por exemplo, a não instalação automática de atualizações de segurança importantes, má experiência do usuários, entre outros.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Depois de verificar que possui os itens que o dispositivo no qual você instalará atende aos requisitos mínimos do sistema, você poderá começar a preparar seus arquivos de instalação do Windows 11.

Passo 1: Para iniciar a criação de um Pendrive inicializável (com 8G ou mais de espaço livre de armazenamento), insira-o em uma porta USB do PC/notebook.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Passo 2: Em seguida, acesse a página oficial da Microsoft para fazer o download do Windows 11. Em “Criar mídia de instalação do Windows 11”, clique no botão “Baixe agora”.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Passo 3: Depois que baixar o arquivo “MediaCreationToolW11” no seu PC, execute-o dando um duplo clique. Na janela “Avisos e termos de licença aplicáveis”, leia sobre (se assim desejar) e, depois clique em “Aceitar” para concordar com os termos da Microsoft.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Passo 4: A janela com a mensagem “O Windows está preparando algumas coisas” aparecerá. Após alguns segundos, surgirá a tela para selecionar o idioma e a versão do Windows. A seleção será automática e não poderá ser alterada. Deixe como está e clique “Avançar” para continuar.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Passo 5: Na próxima tela, você precisará escolher qual mídia usar. Neste caso, selecione a opção “Unidade flash USB ” e clique em “Avançar” para continuar.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Passo 6: Em seguida, selecione a unidade flash USB que você deseja de usar. Depois de selecionar, clique em “Avançar” para continuar.

Aviso: Todos os arquivo do seu Pendrive serão apagados permanentemente. Se você possui algum arquivo importante salvo nele, faça um backup antes de prosseguir.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Passo 7: O processo de download do Windows 11 começará imediatamente. O tempo para finalizar o download da imagem ISO vai depender da velocidade de sua internet. Em nosso caso, demorou em torno de 5 minutos com uma conexão de 60 Mega.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Passo 8: Quando aparecer a mensagem ” Sua unidade flash USB está pronta”, clique no botão “Concluir”, remova com segurança o Pendrive da porta USB do PC/notebook e insira-a no computador em que você deseja instalar o Windows 11.

Criando um pendrive bootável do Windows 11

Passos para instalar o Windows 11

Depois de criar sua unidade USB inicializável, chegou o momento de selecionar a ordem de inicialização do PC ou notebook. Normalmente, o disco rígido (HD) é o primeiro da lista. Nesse caso, devemos alterar a ordem para que o sistema atual do Windows inicie com pela unidade USB. Todo o processo iremos explicar abaixo.

Passo 1: Logo que inicializar seu PC ou notebook, fique pressionando a tecla apropriada (F2, F11 ou F12) até acessar a BIOS. Vá em “Boot Sequence”, altere a inicialização para a unidade USB e clique em “Aplicar/Salvar”. Feito isso, o PC será inicializará a partir da unidade USB.

Passos para instalar o Windows 11

Passo 2: Na tela de instalação, selecione o idioma, formato de hora e moeda e o teclado ou método de entrada. Depois de escolher tudo, clique em “Avançar” para seguir em frente.

Passos para instalar o Windows 11

Passo 3: Na próxima tela, clique em “Instalar agora”.

Passos para instalar o Windows 11

Passo 4: Na tela de ativação do Windows, digite o número serial da chave e clique em “Avançar” para continuar. Caso você ainda não possua a chave ou deseja ativar o Windows depois, clique em “Não tenho uma chave de produto” na parte inferior da janela.

Passos para instalar o Windows 11

Passo 5: Na próxima tela, selecione a versão do Windows 11 que você deseja instalar. Antes, verifique se a versão selecionada corresponde a chave que vai utilizar para a ativação. Depois de selecionar a versão correta, clique em “Avançar”.

Passos para instalar o Windows 11

Passo 6: Marque a caixa abaixo para aceitar os termos de licença e clique em “Avançar” para prosseguir.

Passos para instalar o Windows 11

Passo 7: Neste método de instalação, você não poderá escolher a opção “Atualização”, onde vai instalar o Windows e mantém seus arquivos, aplicativos e configurações. Neste caso, iremos fazer uma nova instalação, então é preciso selecionar a opção “Personalizado: Instalar apenas Windows (Avançado)”.

Passos para instalar o Windows 11

Passo 8: Por fim, selecione em qual partição deseja instalar o Windows. Se o disco rígido (HD/SSD) for novo, basta selecionar a partição que aparece disponível. Se o disco rígido já estiver particionado, selecione a unidade e clique em “Avançar”.

Passos para instalar o Windows 11

Passo 9: O Assistente agora começará a instalar os arquivos do Windows 11. A duração do processo pode variar de acordo com a configura do seu notebook ou PC. Independentemente, vai demorar alguns minutos.

Passos para instalar o Windows 11

Quando o processo de instalação estiver completo, o PC será reiniciado para você concluir a configuração do Windows 11.

Nota: Se o PC inicializar e entrar novamente na tela de instalação, remova o Pendrive da posta USB, clique no “X” da janela (onde você seleciona o idioma, etc.) e confirme para reiniciar novamente o PC. Isso deve resolver o problema do loop.

Marcações:
O CiaTutoriais utiliza cookies de navegação. View more
PROSSEGUIR