Pular para o conteúdo
Smartwatch: O que é e como funciona

Smartwatch: O que é e como funciona

Você sabe o que é e como funciona um smartwatch? Nesta postagem, mostraremos o que é possível fazer com um smartwtach, quais os principais recursos e funções, conexão e sincronização de dados com o celular, aplicativos, monitoramento diário, modos de treinos, mostradores do relógio, entre outros.

O que é um smartwatch?

Um smartwatch é um relógio digital inteligente que funciona com seu próprio sistema operacional. Um smartwatch pode ser conectado ao seu celular por Bluetooth. Isso significa que eles mostram mais informações do que vestíveis. Distinguimos diferentes tipos. O tipo mais conhecido é o smartwatch, que é uma extensão do seu celular.

Este relógio é adequado principalmente para receber e enviar mensagens, mas alguns também permitem que você faça chamadas telefônicas. Relógios esportivos também podem medir seu desempenho esportivo e rastreadores de atividade rastreiam suas atividades diárias. Os relógios híbridos parecem relógios normais, mas têm funções inteligentes, como contar passos e mostrar notificações.

Sincronização via bluetooth com o celular

Sincronização via bluetooth com o celular

Para usar um smartwatch, você precisa de um celular. Em seu celular, você instala o aplicativo que vem com o smartwatch, como Android Wear ou Apple Watch. Ao abrir o aplicativo que o acompanha em seu celular e ligar o Bluetooth, você pode sincronizar o relógio com seu telefone.

Agora seus dispositivos estão conectados e você receberá notificações do seu celular na tela do seu relógio. Por exemplo, você pode ler e-mails e mensagens, ver os compromissos do calendário ou atender ligações. Isso é útil porque você não precisa mais se preocupar em perder uma mensagem importante.

Aplicativos, notificações, monitoramento de exercícios e atividades diárias

Aplicativos, notificações, monitoramento de exercícios e atividades diárias

É possível instalar aplicativos de terceiros na loja de aplicativos correspondente do smartwatch. Os aplicativos populares são Spotify, WhatsApp, Instagram, Appie ou Buienradar. Graças a esses aplicativos no seu smartwatch, você não precisa mais tirar o celular do bolso quando faz suas compras, quando quer ver se o trem está atrasado ou quando está se perguntando se precisa de um guarda-chuva. Se o smartwatch tiver um GPS integrado e / ou sensor de frequência cardíaca, o relógio mede suas atividades diárias. Isso inclui a contagem do número de degraus, escadas, consumo de calorias e padrões de sono. Graças ao GPS, um relógio também mede sua rota durante o exercício. O GPS não está integrado no smartwatch? Então, muitas vezes é possível usar o sinal de GPS do seu celular. Para tal, é necessário que leve o seu telefone consigo para correr ou andar de bicicleta.

Primeiros passos para usar um smartwatch

Primeiros passos para usar um smartwatch

Este guia cobre o processo inicial de configuração do smartwatch, incluindo como personalizar o mostrador do relógio e os aplicativos essenciais que você deve baixar. As instruções se aplicam amplamente a Apple Watch, Wear (anteriormente Android Wear) e todas as outras plataformas de smartwatch.

Como conectar um smartwatch ao celular?

Abaixo, descrevemos as etapas básicas para conectar / sincronizar um smartwatch com o celular. Normalmente, usa-se um aplicativo de gerenciamento para fazer a conexão através do bluetooth do telefone.

  • Verifique se relógio tem carga suficiente na bateria.
  • Baixe o aplicativo apropriado para conectar seu smartwatch com seu telefone. Por exemplo, em relógios Samsung, baixe o App Galaxy Wearable (Samsung Gear) na Google Play Store.
  • Habilite o Bluetooth em seu telefone e selecione o smartwatch e toque em conectar. No entanto, a maioria dos smartwatches não se conectam diretamente pelo bluetooth do celular, normalmente, isso é feito através do aplicativo de gerenciamento desenvolvido para o relógio.

Personalizando e configurando o smartwatch

Você pode baixar um novo mostrador do relógio para adicionar um pouco mais de personalidade ao seu dispositivo. Os mostradores do relógio estão disponíveis no aplicativo móvel do seu relógio, mas você também pode obtê-los em aplicativos de terceiros ou em sites e blogs. Você pode encontrar uma variedade de watch faces, de designs analógicos a faces que exibem o clima atual além da hora. A maioria dos fabricantes de smartwatches também vende várias pulseiras, portanto, se você ficar entediado com a opção padrão, pode comprar uma pulseira de aço, couro ou de uma cor diferente.

Aplicativos indispensáveis para um smartwatch

Além de notificações de texto e atualizações do Google Now (para usuários do Wear), os aplicativos dominam sua experiência com o smartwatch. Você descobrirá que muitos de seus aplicativos favoritos já são compatíveis com smartwatches. Por exemplo, o Instagram funciona no Apple Watch, enquanto IFTTT e iHeartRadio são compatíveis com Wear. O Google Play tem uma seção dedicada ao Wear, e a App Store tem uma categoria Apple Watch. Os usuários de smartwatches podem encontrar aplicativos compatíveis pesquisando na Play Store para celulares Android ou para iOS na App Store. Se precisar de algumas ideias para começar, considere baixar um aplicativo de fitness para monitorar seus treinos, um aplicativo de clima e um aplicativo de anotações como o Evernote. Depois de ter alguns bons aplicativos, você pode especificar quais notificações deseja receber em seu smartwatch.