Smartwatch Wear OS: solução de problemas do WhatsApp

Veja como resolver alguns problemas do WhatsApp no seu relógio Wear OS. Se você é daqueles que usa seu smartwatch Wear OS como uma extensão da tela do telefone, tem uma boa chance de receber mensagens do WhatsApp no seu dispositivo.

Como sabemos, o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo. Hoje, cerca de 1,5 bilhão de usuários enviam aproximadamente 60 bilhões de mensagens diariamente. E é por isso que vamos ensinar como fazer que as mensagens do WhatsApp funcionem no seu relógio.

Atualmente, não há aplicativo oficial do WhatsApp disponível para os relógios inteligentes Wear OS. No entanto, se você continuar lendo este tutorial, descobrirá que existem algumas formas para usar o WhatsApp através no seu relógio.

Como corrigir problemas de notificações do WhatsApp no smartwatch Wear OS?

Vale a pena lembrar problemas relacionados as notificações do WhatsApp no Android, também não é incomum. Mas é uma ocorrência rara em muitas experiências, como por exemplo, o teclado ou o recurso de falar para digitar não aparecem quando você está tentando responder.

Não está claro se isso é um bug no Wear OS ou se há algo que o WhatsApp precisa solucionar. Como esse problema continua ainda sendo discutido em muitos fóruns, não há rumores de quando ele será corrigido.

Para solucionar esses problemas, siga esta lista de verificação. Antes verifique se o telefone e o relógio Wear OS estão conectados corretamente.

  • Verifique as configurações de Bluetooth do seu telefone e verifique se o relógio OS Wear OS está conectado.
  • Verifique se você está conectado ao WhatsApp no seu telefone.
  • No smartwatch do Wear OS, vá para ‘Configurações’ antes de tocar em ‘Notificações’ e verificar se estão ativadas.
  • Desative os modos de economia de energia que limitam as notificações, como Não perturbe.
  • Nas configurações de notificação do seu telefone, verifique se o WhatsApp está configurado para permitir notificações.
  • Verifique se o software no seu relógio e o aplicativo WhatsApp no seu telefone estão atualizados.

Usando o WhatsApp no Wear OS (Android / iOS)

Seu relógio do Wear OS é muito bom para lidar com notificações, por isso não é surpresa que as notificações do WhatsApp funcionem perfeitamente bem. Apesar disso, as notificações do WhatsApp só funcionarão se você tiver um celular Android.

Desde que você tenha as notificações ativadas, você poderá responder às suas mensagens do WhatsApp diretamente do seu pulso, ativando o recurso de ditado do Wear OS ou o teclado baseado no pulso para fazer isso.

Se você é um usuário de iOS/iPhone, não poderá responder a nenhuma notificação de mensagem no Wear OS. Mas, se as notificações estiverem ativadas no relógio e no telefone, você poderá visualizá-las no pulso e depois marcá-las como lidas.

Alternativas para usar o WhatsApp no Wear OS

Embora não exista um aplicativo oficial do WhatsApp, existem alguns desenvolvedores terceirizados que tentaram intervir e preencher a lacuna. Se você acessar o Play Store diretamente no seu relógio Wear OS e pesquisar por “WhatsApp”, verá que no primeiro resultado aparecerá o app “WatchChat for WhatsApp“.

Este aplicativo aproveita o recurso Web / Desktop do WhatsApp, usando um código QR para sincronizar com uma versão do serviço baseada na Web. O WatchChat basicamente faz o WhatsApp pensar que é um navegador que executa o aplicativo Web oficial do WhatsApp, em vez de um aplicativo Wear OS.

Infelizmente, esta solução só funciona se você tiver um telefone Android, porque você precisa do aplicativo complementar no Android. Além disso, houve uma mudança recente que tornou o WatchChat for WhatsApp bastante temperamental.

Cada vez que você abre o aplicativo no dispositivo Wear OS, é necessário abrir o WhatsApp no telefone e obter um novo código QR para sincronizar tudo novamente. Um verdadeiro aborrecimento.

O Messages for Wear OS é outra alternativa para celulares Android. No entanto, também é uma solução completa que não apenas suporta o WhatsApp, mas também o Facebook Messenger, Slack, Viber, Telegram, Line e muito mais.

Você também poderá visualizar fotos e vídeos recebidos pelo WhatsApp, além de observar hiperlinks, abrir links em um navegador da web ou até mesmo abrir links do YouTube. Ao abrir o aplicativo no seu celular Android, você será solicitado a conectar sua conta do WhatsApp. Em seguida, basta baixar o mesmo aplicativo no seu dispositivo Wear OS.

Mas, há um problema aqui também. Enquanto o aplicativo funciona bem com o Android Oreo, você verá as mensagens do WhatsApp não aparecerem se você tiver o Android Pie. O Appfour, o desenvolvedor do aplicativo, está atualmente trabalhando em uma correção, embora não tenhamos conseguido testá-lo e ver se ele foi resolvido.

Quando será lançado o WhatsApp oficial para os dispositivos Wear OS?

Não podemos dizer com certeza, mas é improvável. O pulso simplesmente não é um ótimo lugar para comunicação baseada em texto. Embora algumas pessoas possam digitar em um teclado com base no pulso ou não tenham problemas para ditar todas as suas mensagens, muitas pessoas parecem estar satisfeitas recebendo notificações do WhatsApp e enviando respostas rápidas e curtas, economizando assim, as respostas mais longas.

Basta dar uma olhada no que aconteceu com o Apple Watch. Quando a Apple anunciou o relógio, tornou a comunicação um de seus três pilares. O botão lateral iniciaria um anel de contatos com os quais você poderia entrar em contato rapidamente, enviando mensagens com rabiscos, emojis ou até mesmo com os batimentos cardíacos.

O conjunto de recursos não decolou e a Apple recuou nas mensagens como um pilar do Apple Watch – embora tenha anunciado o recurso Walkie Talkie baseado em voz através do watchOS 5 no ano passado. O desenvolvimento de um aplicativo Wear OS vale o investimento? Essa é a grande questão do WhatsApp.

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *